Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Prefeitura de Erechim/Divulgação
Cidade

Erechim destaca conquistas e avanços na transformação digital

“Não é apenas um avanço tecnológico, é uma mudança na cultura e no comportamento, que abrange todas as secretarias municipais”, ressalta o prefeito Paulo Polis

Assessoria Prefeitura de Erechim
por  Assessoria Prefeitura de Erechim
19/12/2023 14:55 – atualizado há 14 segundos
Continua depois da publicidadePublicidade

O município de Erechim tem sido palco de mudanças significativas nos últimos anos, moldando seu futuro com inovação e eficiência. A cidade abraçou a revolução digital, que está proporcionando avanços em todas as secretarias, resultado da liderança proativa dos gestores municipais, dos esforços coordenados de secretárias e secretários, adjuntos e adjuntas, coordenadoras e coordenadores, diretores e diretoras, servidores e do Comitê Permanente de Simplificação e Desburocratização, refletidos em conquistas desde 2021.

Redução drástica na burocracia

Conforme o prefeito, Paulo Polis, Erechim está escrevendo um novo capítulo na sua história, em que a inovação e a eficiência andam de mãos dadas. 

“A Transformação Digital não é apenas um avanço tecnológico, é uma mudança na cultura e no comportamento, que abrange todas as secretarias municipais. Ao continuar neste caminho, Erechim se propõe a construir uma cidade mais inteligente, conectada, interativa, mais eficiente aos cidadãos, destacando-se como uma referência na gestão pública municipal”, enfatiza o prefeito Polis.

Conforme Polis, desde 2021, houve uma redução de mais de 69% na abertura de processos físicos. “Esta mudança radical reflete o compromisso do município em automatizar processos, buscar sistemas mais eficientes e ágeis, para atender as crescentes demandas da população e dos setores públicos”, explica o prefeito Polis.

Crescimento nos canais digitais

“A adoção de canais digitais diminuiu os processos físicos e, também, contribuiu para um aumento de mais de 186% das solicitações via site ou aplicativo SySCidaão. Atualmente, a cada 10 processos abertos, 8 são realizados pelos meios digitais, indicando uma transição bem-sucedida para uma abordagem mais moderna e alinhada às expectativas da sociedade contemporânea”, ressalta o prefeito Polis.

Economia sustentável

Além dos benefícios em termos de eficiência, a Transformação Digital trouxe economia de recursos públicos. “Entre os anos de 2021 a 2023, estima-se redução superior a 1 milhão de folhas de papel, contribuindo para práticas mais sustentáveis e conscientes com o meio ambiente”, afirma Polis.

Celeridade e transparência

De acordo com o secretário de Gestão e Governança e coordenador do Comitê Permanente de Simplificação e Desburocratização, Edgar Marmentini, os processos digitais diminuíram o tempo de realização das tarefas e aumentaram a transparência em todas as esferas governamentais.

“Erechim tem, agora, um sistema mais ágil, em que as informações podem ser acessadas em tempo real, o que melhora a tomada de decisões e o engajamento da população”, destaca Marmentini.

Digitalização abrangente
“O levantamento de dados revela que, aproximadamente, 80% dos 369 tipos de processos municipais são agora solicitados pelos meios digitais. Esta ampla digitalização não apenas simplificou as operações, mas também serviu de exemplo para outros municípios, reforçando a posição de Erechim como referência na modernização dos serviços públicos no Estado”, destaca o secretário.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE