Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Agro

Palestra orienta produtores sobre regularização de uso de biotecnologias de soja

A atividade foi promovida pela Emater/RS-Ascar, por meio do Escritório Municipal, com o objetivo de capacitar os produtores e levar informações referentes à legislação.

Assessoria Emater/Ascar
por  Assessoria Emater/Ascar
06/12/2023 09:56 – atualizado há 44 segundos
Continua depois da publicidadePublicidade

Um grupo de 26 produtores e profissionais das ciências agrárias participou de palestra técnica sobre o uso de biotecnologias de soja e seus processos legais para a regularização de sementes, realizada na segunda-feira (04/12), no Centro Cultural de Sertão. A atividade foi promovida pela Emater/RS-Ascar, por meio do Escritório Municipal, com o objetivo de capacitar os produtores e levar informações referentes à legislação.

A palestra foi ministrada pelo consultor Diego Canez, com foco na legislação sobre o tema. Ele explicou como, através da compra de sementes fiscalizadas/certificadas, pode ser feito uso da lei para salvar sementes para plantio na próxima safra (anexo 19 - antigo anexo 33) e posterior pagamento dos royalties para ter créditos na entrega futura de grãos no momento da comercialização.

Os extensionistas rurais da Emater/RS-Ascar Gilmar Godoy Boeira e Edgar Frank ressaltaram a importância do uso de sementes fiscalizadas/certificadas pela sua qualidade genética e seu padrão de uniformidade de germinação e vigor.

O município de Sertão é o maior na região do Alto Uruguai em área semeada de soja, com 31 mil hectares. De acordo com a equipe do Escritório Municipal da Emater/RS-Ascar, o uso de sementes fiscalizadas/certificadas não passa de 40% da área. Os extensionistas Boeira e Frank alertam para importância da regularização e legalização, que serão exigidas em um futuro próximo.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE