Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Rio Grande do Sul

Visitantes da Expointer recebem porta-máscaras distribuídos pela Secretaria da Saúde

A entrega começou na manhã desta terça (7) em restaurantes e bares do Parque de Exposições Assis Brasil. A finalidade é proteger o acessório durante a alimentação.

Ascom SES
por  Ascom SES
07/09/2021 20:28 – atualizado há 2 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

As máscaras são de uso obrigatório por visitantes e trabalhadores na Expointer 2021, que podem ser retiradas somente durante as refeições. Para esses momentos, a Secretaria da Saúde (SES) produziu e está distribuindo ao público, a partir desta terça-feira (7/9), 10 mil porta-máscaras. A finalidade é proteger o acessório durante a alimentação. De montagem simples, o item é composto de uma folha impressa com indicações de pontos de dobra e recorte, deixando a máscara sem contato com as mãos, roupas ou mesa.

Equipes da Secretaria da Saúde começaram distribuição por restaurantes e comércio de alimentação no parque Assis Brasil - Foto: Itamar Aguiar / Palácio Piratini

“A refeição é quando a pessoa vai ter que tirar a máscara e, deixando em cima de mesa ou no bolso, pode contaminá-la”, explica Natália Pasqualin, residente em saúde do Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs). “Por isso, é importante ter um local seguro para poder guardar e não deixar a máscara contaminar a mesa e nem o contrário”, enfatiza.

A entrega começou na manhã desta terça (7) em restaurantes e bares do Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio. Proprietários dos comércios e público tiveram uma boa recepção. “É uma boa ideia, pois vimos muitos clientes que tiravam a máscara, a deixavam sob a mesa e depois colocavam de volta”, comenta Jean Machado, comerciante de um bar na área do Boulevard. Em outro restaurante, o chefe de alimentação Renato Pinho também agradeceu a entrega para distribuir aos clientes.

Uso do acessório evita que máscara contamine mãos, roupas ou mesa durante a alimentação - Foto: Divulgação SES

Além de entregar pessoalmente para clientes de alguns restaurantes, a equipe da SES deixou os porta-máscaras em estabelecimentos para que o material fosse distribuído nos próximos dias. Na oportunidade, foi demonstrado aos responsáveis pelo comércio como montar o porta-máscaras, para que possam explicar aos clientes. Interessados também podem retirar o item no espaço da Secretaria da Saúde no Pavilhão Internacional.

"É uma solução simples e prática que nos ajuda, no cotidiano, a cuidar da nossa saúde", disse a diretora do Cevs, Cynthia Molina Bastos.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE