Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Cidade

Vereadores aprovam projeto que cria as “bocas de lobo inteligentes” em Erechim

Projeto do vereador Romildo Protetor (MDB), tem como objetivo prevenir e minimizar os problemas causados pelas chuvas.

Giulianno Olivar/Assessoria Câmara de Vereadores Erechim
por  Giulianno Olivar/Assessoria Câmara de Vereadores Erechim
22/09/2021 10:37 – atualizado há 2 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

Foi aprovado por unanimidade, durante a sessão ordinária da última terça-feira (21), o projeto de lei de autoria do vereador Romildo Protetor (MDB) que cria no município as “bocas de lobo inteligentes”. A iniciativa tem como objetivo prevenir e minimizar os problemas causados por chuvas, através de uma caixa coletora instalada no interior dos bueiros com a finalidade de agir como uma peneira, permitindo a passagem da água e retendo materiais sólidos. A proposta foi subscrita pelo vereador Serginho Bento (PT), e agora será encaminhada ao Poder Executivo e passará a vigorar caso seja sancionada pelo prefeito.

Conforme explica Romildo, não são poucos os transtornos causados pelas bocas de lobo como atualmente estão configuradas, causando mau cheiro e propiciando a proliferação de doenças, além de animais como ratos e baratas. “A boca de lobo inteligente é um mecanismo que mantém o local fechado e que, ao receber o volume da água das chuvas ou de outra fonte, abre-se automaticamente, permitindo a vazão por completo, sendo que, também de forma automática, se fecha ao cessar a chuva”, detalha o parlamentar, destacando que, de acordo com o projeto, novos empreendimentos e loteamentos ficariam obrigados a instalar este novo equipamento.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE