Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Cidade

Vereador Araújo solicita horário diferenciado para Agentes Comunitários de Saúde

Atendendo solicitação da categoria, vereador solicita estudo de viabilidade para implantação de turno ininterrupto de trabalho de seis horas aos Agentes Comunitários de Saúde.

Cristiane Rhoden/Assessoria
por  Cristiane Rhoden/Assessoria
29/11/2021 13:40 – atualizado há 2 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

Atendendo solicitação da categoria, o vereador Claudemir de Araújo (PTB), encaminhou ao Governo Municipal, que seja realizado um estudo de viabilidade para implantação de turno ininterrupto de trabalho de seis horas aos Agentes Comunitários de Saúde.

Justificando o pedido o parlamentar salientou que os Agentes Comunitários de Saúde – ACS, realizam visitas domiciliares regulares e periódicas para acolhimento e acompanhamento da saúde de todas as pessoas da comunidade local, contribuem com informações para diagnósticos demográficos e socioculturais, analisam situações de risco às famílias, promovem ações de prevenção e controle de doenças, educação em saúde, acompanham estado de vacinação de gestantes, população idosa e todos cadastrados em sua área, marcam consultas, acompanham a saúde de pacientes acamados ou impossibilitados de se dirigirem à Unidade Básica de Saúde mais próxima, e acompanham as equipes médicas e de enfermagem nos atendimentos residenciais.

Ressaltou ainda, que foi levado em consideração que a prefeitura já trabalha em turno único, assim como os Agentes de Combate a Endemias que realizam turno de seis horas ininterruptas. “A mudança traria benefícios, uma vez que as visitas acompanhadas por médicos são realizadas sempre no turno da manhã, além disso, no horário do almoço seria possível encontrar moradores em casa, sobretudo, entre onze e treze horas. Trabalhando das 7h30 às 13h30, diminuiria também o desgaste do sol e altas temperaturas, e protegeria os Agentes Comunitários de Saúde de terem problemas de saúde, principalmente doenças de pele.”

O vereador enfatizou que a proposta não causará prejuízos à eficiência e qualidade dos serviços prestados, vindo ao encontro das necessidades desses valorosos profissionais da saúde que desempenham papel indispensável à prevenção e controle de doenças. Além disso, aumentaria o grau de satisfação do servidor, em proporcionar um melhor aproveitamento de seu tempo para a realização das metas de trabalho.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE