Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Saúde

Variante Delta já predomina na maioria das regiões do mundo

Nos últimos três meses, 90% de todos os genomas submetidos a um banco de dados global correspondiam à cepa indiana.

Rádio Guaiba
por  Rádio Guaiba
21/09/2021 21:04 – atualizado há 2 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

A Organização Mundial da Saúde (OMS) informou, em relatório semanal sobre a Covid-19 divulgado nesta terça-feira, que a variante Delta do coronavírus já é predominante “na maioria das regiões do mundo”. A entidade salienta ainda que a cepa, identificada na Índia em outubro de 2020, representou 90% de todas as sequências genéticas submetidas ao banco de dados global GISAID com data de coleta de amostra entre 15 de junho e 15 de setembro.

No Brasil, a Rede Genômica Fiocruz também já aponta que a Delta também é prevalente no Brasil, com 74,5% de todos os genomas sequenciados no mês de agosto. No mês anterior, a prevalência era de 25,4%. A Delta é classificada pela OMS como uma VOC (variante de preocupação), especialmente por ser muito mais transmissível do que as outras cepas, como Alfa, Beta e Gama.

A variante também consegue reduzir a atividade de anticorpos neutralizantes conferidos pela própria Covid-19 e pela vacinação. Ainda assim, a imunização completa continua a ser a melhor forma de evitar quadros graves da doença, independentemente da variante.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE