Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Agro

Vantagens da armazenagem na propriedade é foco de Tarde de Campo em Barão de Cotegipe

Participaram da programação 50 produtores de Barão de Cotegipe e alguns convidados dos municípios vizinhos de São Valentim e Ponte Preta.

Assessoria/Emater
por  Assessoria/Emater
08/10/2021 21:04 – atualizado há 2 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

Visando orientar os produtores sobre as vantagens da armazenagem de grãos na propriedade, principalmente o milho, e sobre o Programa Estadual de Incentivo à Cultura do Milho (Pró-Milho), a Emater/RS-Ascar, por meio do Escritório Municipal em Barão de Cotegipe, em parceria com a Prefeitura de Barão de Cotegipe e o Sicredi promoveram Tarde de Campo, nesta quinta-feira (07/10). Participaram da programação 50 produtores de Barão de Cotegipe e alguns convidados dos municípios vizinhos de São Valentim e Ponte Preta, que já adotaram o sistema, e outros que pretendem construir silos. A atividade foi sediada na propriedade da família Bianchi, localizada na Linha 4 – comunidade Monte Alegre.

O casal Itacir, de 74 anos, e Sabina, de 73 anos, e um dos filhos, Edegar, deram as boas-vindas aos participantes. Na propriedade, numa área de 90 hectares, a família produz soja, milho, trigo e aveia. Itacir contou que há três anos a família decidiu construir na propriedade silos com capacidade de armazenagem para 8 mil sacas. “Já economizamos bastante”, avaliou. De acordo o com o filho Edegar “o sistema é bom, prático, econômico e produz retornos econômicos”.

Os extensionistas e engenheiros agrônomos Carlos Angonese e Luiz Angelo Poletto repassaram as orientações técnicas. Poletto observou que a região do Alto Uruguai tem a intenção de aumentar a área de plantio de milho, podendo ser autossuficiente na produção do grão. Ele orientou ainda sobre o manejo de pragas, como a cigarrinha e lagarta do cartucho, além da importância de práticas como a rotação de culturas e o uso de sementes de qualidade.

Angonese destacou um conjunto de vantagens da armazenagem na propriedade, dentre elas a redução de custos com frete, manter em mais alto nível a qualidade do grão, redução perdas qualitativas e quantitativas, e oportunizar ao produtor comercializar o produto no momento em que for mais vantajoso economicamente, dentre outras. Também expôs os princípios da secagem de grãos através da aeração com ar natural, manejo da aeração de conservação de grãos, controle de pragas dos grãos armazenados, entre outras. Os participantes também visitaram o espaço destinado aos silos armazenadores da propriedade.

Tiago Scatolin e Darlan Balbinot falaram, de forma sucinta, dos investimentos rurais, disponibilizadas pelas agências do Sicredi.

A Tarde de Campo foi acompanhada pelo prefeito em exercício de Barão de Cotegipe, Gilmar Zanella, pelo secretário Municipal da Agricultura, Rodrigo Colet, pelo gerente regional da Emater/RS-Ascar em Erechim, Gilberto Tonello, pela extensionista e supervisora regional, Fernanda Tacca Angonese, e pela equipe do Escritório Municipal da Emater/RS-Ascar, Mauro Deboni, Jonas Farina e Sandra Schenatto Palavicini. “A parceria com a Emater é muito importante para o Poder Público. Nosso município é essencialmente agrícola” agradeceu Zanella.

Gilberto Tonello destacou a importância do momento em que a Emater/RS-Ascar retoma os eventos de forma presencial, seguindo os protocolos sanitários. Tonello destacou a importância do valor agregado proporcionado pela armazenagem na propriedade.

O Programa Estadual de Incentivo à Cultura do Milho (Pró-Milho) foi criado pela Secretaria Estadual da Agricultura Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr), em parceria com outras entidades e é executado pela Emater/RS-Ascar, vinculada Sepadr.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE