Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Política

Suplente de deputado toma posse fardado em SC e causa confusão na ALESC

A assessoria jurídica da ALESC entendeu que, como usava um traje de gala militar, o deputado não violou a regra.

Diário Catarinense
por  Diário Catarinense
22/09/2021 07:38 – atualizado há 2 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

Escalado para assumir por 30 dias vaga de deputado na Alesc pelo PSL, o subtenente da Polícia Militar Rudinei Floriano compareceu à posse fardado nesta terça-feira (21). Foi a primeira vez, na história democrática do Legislativo catarinense, que um deputado participou da sessão usando uniforme militar. A informação é do jornal Diário Catarinense.

Deputado Rudinei Floriano assumiu vaga na Alesc (Foto: Divulgação Alesc)

A farda do parlamentar causou confusão nos bastidores e chegou a atrasar o início da sessão. É praxe que os militares eleitos vistam terno, assim como os civis - na atual legislatura são dois, Sargento Lima (PL) e Coronel Mocelin (PSL), que se licenciou temporariamente para a entrada de Floriano.

O Regimento da Alesc estabelece, no Artigo 101, o uso de “traje passeio completo” em plenário. A assessoria jurídica da Assembleia Legislativa entendeu que, como usava um traje de gala militar, o deputado não violou a regra.

O advogado Rogério Duarte da Silva, professor de Direito Constitucional, diz que a lei brasileira não trata sobre o uso da farda em plenário. Ele lembrou que há um precedente aberto no Congresso Nacional, onde o deputado Capitão Augusto (PL-SP) costuma aparecer fardado.

.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE