Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Divulgação
Cidade

Sete licitantes participam da concorrência do saneamento em Erechim

Na sessão pública de hoje foi realizada a entrega dos envelopes contendo os documentos de habilitação das empresas, proposta técnica e proposta comercial

Ascom Prefeitura de Erechim
por  Ascom Prefeitura de Erechim
14/07/2022 16:06 – atualizado há 1 ano
Continua depois da publicidadePublicidade

Hoje é um dia histórico para o município de Erechim em relação ao saneamento básico, que representa uma demanda urgente para o município e para a população. A Prefeitura, através da Secretaria de Administração e de Obras Públicas, Habitação, Segurança e Proteção Social, informa que a primeira etapa da licitação para concessão dos serviços públicos de abastecimento de água e esgotamento sanitário do município, aconteceu nesta quinta-feira (14), no Salão Nobre do Executivo Municipal.

Ao todo, sete licitantes participam do processo licitatório: Consórcio Erechim Saneamento, Consórcio Itajuí/Construtami, Consórcio Sanear Erechim, Aegea Saneamento, Consórcio Clear Ambiental, Consórcio Águas do Cravo e Companhia Riograndense de Saneamento (CORSAN).

Na sessão pública de hoje foi realizada a entrega dos envelopes contendo os documentos de habilitação das empresas, proposta técnica e proposta comercial. Aberto os envelopes de habilitação, serão cumprindo todos os trâmites do processo.

A Concorrência Pública Nº 09/2016 compreende a prestação do serviço público de abastecimento de água e esgotamento sanitário, composto pelo projeto, construção, melhorias, ampliação, revisão, operação e manutenção das unidades integrantes do sistema físico, operacional e gerencial de produção e distribuição de água, coleta, afastamento, tratamento e disposição final de esgoto sanitário, incluindo a gestão dos sistemas organizacionais, a comercialização dos produtos e serviços envolvidos e o atendimento aos usuários, bem como a prestação de serviços complementares.

Concessão e investimentos

O aporte de recursos previsto para a qualificação dos serviços é de aproximadamente R$ 225 milhões para investimentos de universalização da coleta e do tratamento do esgoto e R$ 117 milhões para investimento no sistema de abastecimento de água. Aproximadamente 43% dos investimentos previstos deverão ocorrer até o quarto ano do contrato.

Novo Marco Legal de Saneamento

Além da sede do município, os investimentos contemplarão os distritos de Jaguaretê e Capo-Erê. Atualmente, Erechim não conta com coleta de esgoto e rede específica, sendo que a universalização da coleta e tratamento de esgoto deverá ocorrer até o sétimo ano da concessão (2028) com atendimento de 90% da população atingindo de forma antecipada o exigido pelo Novo Marco Legal de Saneamento que define que a universalização deverá ocorrer até 31 de dezembro de 2033.

Conforme o prefeito de Erechim, Paulo Polis, que deu as boas-vindas às empresas participantes, a importância do saneamento básico em um município começa por sua influência na saúde, qualidade de vida e no desenvolvimento da sociedade como um todo.

“Essa licitação representa um marco histórico para a nossa cidade, pois infelizmente não temos nada de esgoto tratado. Com o andamento da licitação e, posterior formalização da concessão dos serviços, teremos a possibilidade de vislumbrar as melhorias que impactam diretamente na vida de cada munícipe. Ainda, não podemos deixar de falar também que a importância de um saneamento básico eficiente é preservar o meio ambiente, é prevenir vetores de doenças cuidando da saúde pública. Desde a extração das águas até a forma que o esgoto é descartado, há um compromisso com as gerações futuras e com a natureza”, finaliza Paulo Polis.

Vale destacar o empenho e dedicação da equipe de procuradores da Procuradoria Geral do Município (PGM) e de todas as secretarias envolvidas, contribuindo para que o município tivesse êxito na sessão licitatória, sempre vigilantes acompanhando as demandas judiciais e dos órgãos fiscalizadores externos.


PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE