Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Educação

Seguem abertas as inscrições para o programa Bolsa Juventude Rural

Iniciativa da Secretaria da Agricultura é voltada para a capacitação dos jovens do campo.

Ascom Seapdr
por  Ascom Seapdr
20/06/2022 20:43 – atualizado há 1 ano
Continua depois da publicidadePublicidade

Seguem abertas as inscrições para o programa Bolsa Juventude Rural, da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr). Podem participar do programa estudantes do Ensino Médio, entre 15 e 29 anos, e o prazo para envio da documentação termina em 5 de julho.

Foto: Emater

São 712 bolsas no valor de R$ 200 mensais cada, por um período de 10 meses, a serem pagas a partir de agosto de 2022, independentemente da data de concessão/contratação. Desse total, 311 foram disponibilizadas por meio do orçamento de 2022, 311 por meio do orçamento de 2021 e 90 são do saldo residual de anos anteriores.

“O programa é de extrema relevância para evitar a evasão escolar do jovem no campo e para dar oportunidade para que ele busque a profissionalização no meio rural”, afirma o secretário da Agricultura, Domingos Velho Lopes.

Das 712 bolsas oferecidas, serão disponibilizadas 282 para alunos regularmente matriculados no 2º ano e 430, para alunos matriculados no 3º ano do Ensino Médio.

Para 2022, visando à qualificação do programa e o auxílio aos jovens, haverá a necessidade de envio, junto à documentação mínima exigida pela lei, de um pré-projeto, que deverá servir de base para a elaboração do Projeto Produtivo que é a contrapartida obrigatória apresentada pelo jovem durante o recebimento da bolsa.

O programa Bolsa Juventude Rural tem por finalidade incentivar a permanência e o retorno dos jovens ao Ensino Médio e criar condições para a permanência do jovem no meio rural. As bolsas são destinadas a estudantes regularmente matriculados no 2º ou 3º ano do Ensino Médio, em escolas públicas estaduais ou instituições educacionais comunitárias que trabalhem a Pedagogia de Alternância. Esse método propicia a interação entre o estudante que vive no campo e a realidade que vivencia no seu cotidiano.

• Clique aqui para conferir o edital na íntegra e demais informações sobre o programa

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE