Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Rio Grande do Sul

Secretária da Saúde distribuirá 12 mil frascos de medicamento do kit intubação nesta semana

A remessa vence em 1º de março e será distribuída ainda nesta semana aos 43 hospitais e pronto atendimentos gaúchos que demonstraram interesse na doação

Assessoria Gov/RS
por  Assessoria Gov/RS
25/01/2022 20:56 – atualizado há 2 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

O Rio Grande do Sul recebeu do Ministério da Saúde, nesta terça-feira (25/1), 12.120 frascos do medicamento citrato de fentanila, um dos componentes do chamado kit intubação, utilizado em Unidades de Tratamento Intensivo (UTI). A remessa vence em 1º de março e será distribuída ainda nesta semana aos 43 hospitais e pronto atendimentos gaúchos que demonstraram interesse na doação e que terão demanda para utilizá-la antes do prazo.

Foto: Marília Bissigo/Ascom SES

A fentanila faz parte de um conjunto de sedativos, anestésicos e bloqueadores neuromusculares utilizado na intubação mecânica de pacientes com dificuldades respiratórias, essencial no combate à pandemia de Covid-19 e à assistência dos pacientes com quadro grave da doença. Nos períodos de maior pico de internações em UTIs em 2020 e em 2021, houve desabastecimento desses medicamentos em todo o país, mobilizando governo do Estado, Ministério da Saúde e entidades parceiras para realizar a aquisição e evitar a desassistência da população.

Desde então, o Ministério da Saúde mantém uma reserva técnica dos insumos do kit intubação para, em caso de emergência, distribuí-los com rapidez aos Estados. A Secretaria da Saúde (SES) faz o acompanhamento semanal dos estoques do kit intubação na rede hospitalar gaúcha. A responsabilidade pela compra desses medicamentos é dos hospitais, não fazendo parte da rotina da Assistência Farmacêutica do Estado. No entanto, frente às dificuldades da pandemia, foi realizada essa articulação excepcional de compra e distribuição às instituições que prestam serviços pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e tivessem estoques críticos.

Nos momentos de calamidade pública e escassez dos insumos, a SES contou com ajuda do Exército para a distribuição de medicamentos do kit intubação. Desta vez, os frascos serão enviados pela estrutura própria da Secretaria da Saúde.

“Os hospitais também poderão usar a fentanila para outras doenças, não apenas Covid-19. Hoje a realidade das internações hospitalares é diferente de outros períodos, como em agosto de 2020 e março de 2021”, destacou o diretor do Departamento de Assistência Farmacêutica da SES, Roberto Schneiders.

Como o medicamento é importado e a bula está em inglês, a SES disponibilizou orientações traduzidas do uso do fármaco, disponível neste link. https://saude.rs.gov.br/medica...

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE