Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Pixabay
Gente

Saiba como surgiu o Dia do Amigo, comemorado no dia 20 de julho

Entenda em qual país surgiu a ideia e como ela se espalhou no mundo

NSCTotal
por  NSCTotal
20/07/2021 11:08 – atualizado há 2 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

O dia do amigo é comemorado por países da América do Sul como Argentina, Brasil e Uruguai em 20 de julho. A data é usada para celebrar a amizade. No Brasil ela é comemorada oficialmente em Belo Horizonte e também no Estado do Rio de Janeiro.

A origem do Dia do Amigo

O dia do amigo é originário da Argentina. Ele foi instituído em Buenos Aires e adotado gradualmente em diversas partes do mundo.

A data foi criada pelo argentino Enrique Ernesto Febbraro, que se inspirou na chegada do homem à lua em 1969, para a criação da mesma. Professor de psicologia, filosofia e músico, ele chegou a escrever mil cartas e enviá-las para diferentes lugares do país para propor a criação da data.

Febbraro teria levado em consideração que a conquista não era e também não poderia ser somente considerada uma vitória científica, mas também deveria ser uma oportunidade de se fazer amigos em outras partes do universo.

A iniciativa funcionou, o primeiro dia do amigo celebrado no mundo ocorreu em 1970. Quando o governo oficializou a comemoração.

Dia Internacional da Amizade da ONU

Em 27 de abril de 2011, a Assembleia Geral das Nações Unidas resolveu convidar todos os países membros a celebrarem o Dia Internacional da Amizade em 30 de julho, visto que outros países já comemoravam o dia há anos.

A data foi instituída pela ONU dentro de um tratado de paz onde reconhecia a pertinência e a importância da amizade na relação e na vida dos seres humanos de todo o mundo.

Pelo menos 43 países receberam a proposta pela criação da data, inclusive o Brasil. A maioria das nações que tiveram a apresentação sobre a data eram sul-americanos. A proposta foi aceita unanimemente em Assembleia Geral que instituiu o Dia Internacional da Amizade

Dia do Amigo no Brasil

No Brasil a data é comemorada em dois dias diferentes. Apesar de não ser instituído nacionalmente por lei, comemora-se o dia do amigo popularmente no dia 18 de abril.

No entanto, o dia 20 de julho também foi adotado na comemoração dos brasileiros e instituída oficialmente em Estados e municípios, como é o caso do Rio de Janeiro e Minas Gerais.


PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE