Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Clima

RS terá mais uma semana de calor; segunda-feira pode ter temporais em algumas regiões

Com a onda de calor que atingiu o Estado durante todo fim de semana, diversas cidades registraram temperaturas acima de 40°C.

Correio do Povo/Metsul
por  Correio do Povo/Metsul
16/01/2022 21:31 – atualizado há 2 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

Com a onda de calor que atingiu o Estado durante todo fim de semana, diversas cidades registraram temperaturas acima de 40°C. De acordo com a Metsul Meteorologia, alguns municípios gaúchos já registravam temperaturas elevadas desde o começo do dia. A temperatura passou de 42ºC nos vales do Rio Pardo e do Taquari e, em Porto Alegre, e chegou a 40,3ºC no quarto dia mais quente da história da Capital gaúcha desde o começo das medições em 1910.

Segundo a MetSul,onda de calor segue e a canícula que há uma semana castiga os gaúchos com recordes e marcas históricas continua nesta segunda. 

O sol aparece com nuvens em mais um dia de calor opressivo e índices de calor, com sensação de temperatura de até 50ºC em alguns pontos do Estado. As máximas, de novo, batem em 40ºC em alguns pontos no sexto dia seguido com 40ºC ou mais no Estado.

Ocorrem pancadas isoladas de chuva, principalmente no Sul e Leste gaúcho, mas as precipitações são muito irregulares e não atingem várias cidades. Isoladamente, chove forte e com tempestades.

No Alto Uruguai, a previsão é de sol, alternando com pancadas de chuva e possíveis trovoadas. Temperaturas ficam entre 19 °C  e 29 °C.

CALOR OPRESSIVO TRAZ MUITO FOGO

O calor extremo provocou um grande número de ocorrências de incêndios e queimadas neste domingo no Rio Grande do Sul com registros de fogo em diversas regiões do Estado. Com a severa e prolongada estiagem e a vegetação seca, o calor extremo acaba favorecendo um grande número de focos de fogo.

ATÉ QUANDO VAI A ONDA DE CALOR?

A MetSul alerta que o calorão prossegue durante a semana com máxima à tarde bastante altas durante a maioria dos dias e ainda sensação de enorme abafamento que vai trazer desconforto de dia e à noite. A terça-feira pode ter uma redução da intensidade do calor em muitas cidades, mas de quarta-feira em diante volta com força. Há alguns dados que prolongam a onda de calor até na semana que vem.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE