Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Foto: Reuters
Mundo

Rei Charles III é coroado no Reino Unido

Cerimônia ocorreu quase oito meses após a morte da rainha Elizabeth II, a mais longeva da história britânica.

G1
por  G1
06/05/2023 11:06 – atualizado há 1 mês
Continua depois da publicidadePublicidade

O rei Charles III do Reino Unido foi coroado neste sábado (6) com a coroa de St. Edward, na Abadia de Westminster, em Londres. Cerimônia ocorreu quase oito meses após a morte da rainha Elizabeth II, a mais longeva da história britânica.

Aos 74 anos, Charles assume a função em um momento delicado, com a economia britânica pressionada pela inflação e com a família real envolvida em uma série de polêmicas.

Casada com Charles, a rainha Camilla também foi coroada no evento. Ela deixa de ser chamada de "rainha consorte" e passa a ser nomeada apenas como "rainha". A mudança, porém, é apenas uma questão de nomenclatura e não interfere nas funções ou no título oficial da esposa de Charles.

Oficialmente, Camilla é uma rainha consorte, que é o título dado à esposa do rei vigente. Em tese, uma rainha consorte tem a mesma posição social e o status do cônjuge. Historicamente, no entanto, não possui os mesmos poderes políticos.

A rainha é o título destinado a quem já nasce na família real e está na linha de sucessão.

Os principais integrantes da família real britânica estiveram presentes na coroação do rei Charles III e Camilla. O herdeiro do trono, príncipe William, e sua esposa, Kate Middleton, estavam presentes.

O príncipe Harry, segundo filho do rei, também foi ao evento. Sua esposa, Meghan Markle, e seus filhos, Archie e Lilibet, não compareceram à cerimônia.

A presença do casal era uma incógnita, pois eles se desvincularam dos deveres oficiais da realeza em 2020 e, desde então, estão no centro de diversas polêmicas envolvendo a família real.

Também compareceu o príncipe Andrew, irmão do rei Charles III. Andrew perdeu seu título honorífico da realeza em 2022, após ser processado por abusar sexualmente de uma menor de idade por meio de uma rede de tráfico sexual.

Foto: Kirsty Wigglesworth/Pool/AP

Neste ano, cerca de 2,3 mil pessoas foram convidadas para a coroação, na Abadia de Westminster — bem abaixo dos 8 mil que assistiram à cerimônia da rainha Elizabeth II, em 1953.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e a primeira-dama, Janja, estiveram entre os convidados e representam o Brasil na celebração.

Outros chefes de Estado, como Emmanuel Macron, presidente da França, e o primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau, também estiveram presentes. 

A comemoração continua

A celebração continua nos dias seguintes à coroação do rei Charles III:

  • Domingo (7): a noite contará com shows de diversos artistas. Entre eles estão Kary Perry, Lionel Richie e Andrea Bocelli.
  • Segunda-feira (8): o dia será feriado nacional. Na data, a família real incentiva os britânicos a realizarem atos de caridade e a partilharem refeições com a comunidade.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE