Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Economia

Receita paga primeiro lote de restituição do IR nesta terça-feira

O pagamento da restituição é realizado diretamente na conta bancária informada na declaração de Imposto de Renda

Correio do Povo
por  Correio do Povo
31/05/2022 08:40 – atualizado há 1 ano
Continua depois da publicidadePublicidade

Mais de 3,8 milhões de contribuintes recebem nesta terça-feira o valor liberado pelo primeiro lote de restituição do Imposto de Renda 2022. O montante pago soma R$ 6,3 bilhões, de acordo com a Receita Federal.

Nesta primeira etapa de pagamentos, todo valor será destinado a contribuintes que têm prioridade legal, sendo 226.934 idosos acima de 80 anos, 2,3 milhões com idade entre 60 e 79 anos, 149.016 contribuintes com alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave e 702.607 cidadãos cuja maior fonte de renda seja o magistério.

O pagamento da restituição é realizado diretamente na conta bancária informada na declaração de Imposto de Renda. Se, por algum motivo, o crédito não for realizado (por exemplo, a conta informada foi desativada), os valores ficarão disponíveis para resgate por até um ano no Banco do Brasil.

Os próximos lotes de restituição do Imposto de Renda 2022 serão pagos em 30 de junho, 29 de julho, 31 de agosto e 30 de setembro, conforme calendário da Receita Federal. O aviso dos cidadãos beneficiados ocorrerá sempre uma semana antes da liberação dos recursos.

Para saber se a restituição está disponível, o contribuinte pode acessar a página da Receita na internet. A consulta também pode ser feita por meio de aplicativo para tablets e smartphones da Receita, que permite acessar diretamente as bases de informação sobre a liberação das restituições do IR e a situação cadastral de uma inscrição no CPF.

Caso o contribuinte não resgate o valor de sua restituição no prazo de um ano, deverá fazer a requisição pelo Portal e-CAC, disponível no site da Receita Federal, acessando o menu Declarações e Demonstrativos > Meu Imposto de Renda e clicando em "Solicitar restituição não resgatada na rede bancária".

Nesse caso, a pessoa também poderá reagendar o crédito dos valores pelo Portal BB, acessando o endereço: https://www.bb.com.br/irpf ou ligando para a Central de Relacionamento BB por meio dos telefones 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos).

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE