Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Educação

Quatro universidades do RS estão no ranking das melhores instituições de ensino superior do mundo

A Ufrgs é a instituição de ensino melhor colocada e se manteve em oitavo lugar no ranking nacional, mesma posição de 2021 e 2022.

O Sul
por  O Sul
10/06/2022 08:45 – atualizado há 1 ano
Continua depois da publicidadePublicidade

No ranking da QS World University, consultoria britânica especializada em ensino superior Quacquarelli Symonds (QS), quatro universidades gaúchas se destacam. Entre elas, a Ufrgs é a instituição de ensino melhor colocada e se manteve em oitavo lugar no ranking nacional, mesma posição de 2021 e 2022. No cenário mundial ficou na faixa de 751-800. A UFPel ficou em 14º lugar nacional. Em nível mundial, continuou na faixa de posição 1001-1200.

Foto: Ramon Moser/Ufrgs

A Pucrs ficou na 18ª colocação junto de outras 16 universidades. Entre as instituições do mundo todo, ficou na faixa 1201-1400. A UFSM também ficou em 18º lugar. No ranking mundial, está na faixa 1201-1400.

A USP (Universidade de São Paulo) subiu seis posições no QS World University Ranking e foi considerada como a 115ª melhor universidade do mundo. Com essa posição, ela é a mais bem ranqueada do Brasil. Foram avaliadas mais de 1.400 instituições de 100 países.

As três universidades que lideram o ranking são o Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT, na sigla em inglês), na primeira posição; a Universidade de Cambridge, na segunda posição; e a Universidade Stanford, na terceira.

Na América latina, o Brasil é o País com mais instituições classificadas no ranking. São 35 ao todo. Além da USP, outras quatro instituições brasileiras ficaram entre as 500 melhores do mundo: a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) ficou na 210ª posição, subindo 23 posições em relação ao ano passado.

A lista segue com a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), na 333ª, da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), na 441ª, e da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp), na 477ª colocação.

A edição deste ano do QS World University leva em consideração oito indicadores: Reputação Acadêmica, Reputação entre Empregadores, Proporção de Docente por Aluno, Citações Científicas, Proporção de Estudantes Estrangeiros, Corpo Docente Internacional, Rede Internacional de Pesquisa e Empregabilidade.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE