Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Divulgação
Cidade

Projeto de extensão do IFRS – Campus Erechim realiza solenidade de entrega dos designs de logomarcas, rótulos e embalagens às agroindústrias do Alto Uruguai Gaúcho

O projeto foi executado no período de julho de 2021 a janeiro de 2022

Assessoria IFRS/Erechim
por  Assessoria IFRS/Erechim
27/06/2022 17:35 – atualizado há 2 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

Em 23 de junho de 2022, nas dependências do Instituto Federal do Rio Grande do Sul, campus Erechim, foi realizada a solenidade de entrega dos designs de logomarcas, rótulos e embalagens às agroindústrias participantes do projeto de extensão “Criação de rótulos e embalagens com valor agregado em design para agroindústrias familiares do Alto Uruguai gaúcho”.

O projeto foi executado no período de julho de 2021 a janeiro de 2022, e contou com a parceria da Emater-Ascar, regional de Erechim, Centro de Apoio e Promoção Agroecológica (CAPA) e Secretaria Municipal da Agricultura de Erechim.

Participaram da iniciativa as seguintes agroindústrias e municípios: Bisol (Severiano de Almeida), Mel Detoni (Marcelino Ramos), Flor de Pitanga (Itatiba do Sul), Dona Nilva (São Valentim), Sítio Esperança (Barão de Cotegipe), Bolzan (Gaurama), Sabores do Campo (Três Arroios), Marchetto (Jacutinga), Hortifruti Pascueti (Erechim) e Rio de Sabores (Carlos Gomes).

Coordenado pela professora Dra. Andréia Mesacasa, o estudo foi conduzido sob o paradigma da Design Science Research, ideal para projetar ou desenvolver algo novo, criando artefatos e gerando soluções para problemas existentes. Ao longo de sua execução foi aplicado o modelo de processo Design Inova Embalagem (DIEmb) composto por cinco fases: Planejar, Investigar, Analisar, Projetar e Testar que se desdobram em etapas, atividades e ferramentas. Além disso, também foi elaborado um diagnóstico das agroindústrias no que diz respeito à produção, comercialização e marketing de seus produtos. Ademais, foi realizada uma pesquisa a respeito da legislação brasileira sobre rótulos e embalagens. Como resultado, obteve-se a geração de 10 logomarcas, 11 rótulos e 2 embalagens alinhadas às necessidades das agroindústrias e às atuais tendências de design e inovação.

Além da coordenadora Andréia Mesacasa, fizeram parte da equipe a professora Natalie Pacheco Oliveira, o professor Sidnei Dal Agnol, a servidora técnica Alessandra Incerti e a bolsista Kelen Rosset.

Destaca-se como aspecto de fundamental relevância para a concretização deste projeto, as parcerias, que possibilitaram o contato com a realidade externa á instituição de ensino, enfatizando a reciprocidade, fator preponderante nas trocas de conhecimento entre a academia e a comunidade de seu entorno. Isso reforça ainda mais o compromisso do Instituto Federal do Rio Grande do Sul com o atendimento de demandas necessárias para alavancar o desenvolvimento da região do Alto Uruguai Gaúcho.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE