Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Política

Presidente Jair Bolsonaro chega hoje ao RS

Bolsonaro cumprirá agenda oficial em Caxias do Sul e em Bento. Neste sábado, terá encontro com apoiadores e empresários na Capital.

Rádio Guaiba
por  Rádio Guaiba
09/07/2021 09:09 – atualizado há 7 meses
Continua depois da publicidadePublicidade

O presidente da República, Jair Bolsonaro, acompanhado de ministros, cumprirá agenda nesta sexta-feira e neste sábado no Rio Grande do Sul. Os primeiros compromissos oficiais serão em Caxias do Sul, na Serra, onde deve chegar por volta das 14h e ficar cerca de três horas. Na cidade, Bolsonaro e o ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações, Marcos Pontes, participam, na Universidade de Caxias do Sul (UCS), da inauguração da UCSGraphene. Essa é a primeira e maior planta de produção de grafeno em escala industrial da América Latina.

Foto: Isac Nóbrega / PR / CP

A agenda oficial prevê ainda a presença na abertura oficial da Primeira Feira Brasileira do Grafeno, que ocorre de hoje a 16 de julho, promovida pela UCS. O evento acontecerá no Ginásio I da Vila Poliesportiva do Campus-Sede da UCS. Além de conferir o trabalho desenvolvido na Universidade, que gera grafeno de alta qualidade para a prestação de serviços tecnológicos inovadores, a Feira será oportunidade de conhecer algumas das indústrias que já produzem com o material.

Depois de cumprir a agenda em Caxias, Bolsonaro vai a Bento Gonçalves, onde estava previsto encontro com os setores vitivinícola e moveleiro. A princípio, ele deverá dormir na cidade e, no sábado pela manhã, se deslocar a Porto Alegre.

Em Porto Alegre, motociata e encontro com empresários

Na Capital, a agenda prevê uma motociata organizada por apoiadores, que seguirá pelas rodovias federais próximas e depois por ruas da Capital. Ao final, em frente à Fiergs, onde será a largada e o encerramento, Bolsonaro deverá falar aos apoiadores, segundo informou Paula Cassol, que integra a organização do evento. Durante o percurso, junto à Orla do Guaíba, está prevista uma homenagem de apoiadores em jet ski e em lanchas.

O passeio deverá mobilizar diversas organizações de segurança e da área de mobilidade nos âmbitos municipal, estadual e federal. Em nota, a Secretaria da Segurança Pública (SSP) disse que tem monitorado as preparações para realização de evento motociclístico, “de forma a assegurar a execução de ações de prevenção e policiamento, em cumprimento do dever de garantir a manutenção da ordem pública e proteção dos cidadãos, sejam participantes do evento ou não”.

Ainda na Capital, o presidente deverá almoçar com empresários, e retornar no início da tarde a Brasília. O encontro com representantes do empresariado gaúcho deverá ter as presenças dos ministros da Economia, Paulo Guedes, e da Secretaria Geral da Presidência da República, Onyx Lorenzoni. Além de empresários locais, como Jorge Gerdau, Bruno Záffari, Pedro Grendene, Daniel Randon, Mauro Bellini, Clovis Tramontina, o presidente da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), Paulo Skaf, também participará do encontro, entre outras lideranças nacionais.

O encontro, que acontece após a motociata com o presidente, está sendo organizado pelo empresário Claudio Goldztein; pelo secretário do Desenvolvimento da Infraestrutura do Ministério da Economia, Gustavo Ene; e pelo Secretário de Comunicação Institucional do Governo Federal, Felipe Pedri.

Grafeno

A UCS é sede da UCSGraphene, resultado de mais de 17 anos de pesquisas avançadas na área de nanomateriais, que consiste na primeira e maior planta de produção de grafeno em escala industrial da América Latina instalada em um Parque de Ciência, Tecnologia e Inovação – o TecnoUCS. O grafeno, um dos materiais mais fortes e leves do mundo, e o mais fino que existe, é 200 vezes mais resistente que o aço e considerado um dos maiores recursos da atualidade para aplicações em alta tecnologia. São realizadores do evento o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), a Fundação Universidade de Caxias do Sul, a Universidade de Caxias do Sul, a UCSGraphene e a ZextecNano.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE