Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Agro

Presidente Bolsonaro revela que falta de adubo é preocupante

Presidente disse ainda que a Secretaria de Assuntos Estratégicos está elaborando um plano emergencial para solucionar o problema.

Valor / Fecoagro/SC
por  Valor / Fecoagro/SC
12/10/2021 20:59 – atualizado há 2 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

O presidente Jair Bolsonaro afirmou no Palácio do Planalto que “haverá desabastecimento” no ano que vem por causa da escassez de fertilizantes no país. Ele disse ainda que a Secretaria de Assuntos Estratégicos está elaborando um plano emergencial para solucionar o problema.

“Agora, temos um outro problema, pessoal. Eu vou avisar um ano antes. Fertilizantes. Por questão de crise energética, a China começa a produzir menos fertilizantes. Já aumentou de preço, vai aumentar mais e vai faltar”, disse. “A cada cinco pratos de comida no mundo, um sai do Brasil. Podemos ter problema de desabastecimento no ano que vem”.

Foto: Valor / Fecoagro/SC

Segundo Bolsonaro, o secretário de Assuntos Estratégicos, almirante Flávio Rocha, está preparando um plano nacional para fertilizantes, que deve ser entregue em novembro. O tema foi discutido durante encontro do presidente com integrantes da Frente Parlamentar da Agricultura, no Palácio do Planalto.

Bolsonaro afirmou ainda que orientou diplomatas nos Estados Unidos e na Europa a irem aos supermercados para “mostrar o que está acontecendo”, referindo-se a um suposto desabastecimento nesses locais. “Pedi agora a uma pessoa nossa que trabalha nos Estados Unidos, Itamaraty, para ir nos mercados, alguns embaixadores da Europa também, para mostrar o que está acontecendo. Lá não é apenas inflação, está havendo desabastecimento”, disse.

Além da queda da produção chinesa, a oferta de fertilizantes tem sido afetada por sanções internacionais a Belarus, um importante fornecedor de potássio.

O problema de abastecimento de fertilizantes está se agravado após a China ter anunciado o cancelamento de todas as matérias-primas daquele país. Cerca de 30 dos fertilizantes consumidos no Brasil tem origem da China.

Outro agravante e que oferece risco de faltar fertilizantes é a indisponibilidade de navios para as importações. O frete marítimo mais que triplicou de preço neste ano. Indústrias produtoras no exterior estão paralisando a produção, devido à falta de energia. O gás natural que movimenta as indústrias também registrou aumentos nos seus custos em diversas vezes, e ainda estão insuficientes. Por essa razão poderá faltar o produto no mundo inteiro.

As cooperativas catarinenses já estão tentando antecipar suas compras para a próxima safra de inverno e verão de 2022, temendo ficar sem o produto, e aí comprometer a produtividade agrícola. Os fertilizantes tem tido aumento de preços quase todos os dias no Brasil.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE