Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Divulgação
Rio Grande do Sul

Prefeito de Quatro Irmãos cumpre agenda na capital

Chefe do executivo viajou acompanhados dos secretários de agricultura e vereadores

Assessoria PM Quatro Irmãos
por  Assessoria PM Quatro Irmãos
24/06/2022 15:48 – atualizado há 1 ano
Continua depois da publicidadePublicidade

O prefeito de Quatro Irmaõs, Giovan Poganski cumpriu agenda de audiências em Porto Alegre, encaminhando documentação e e a inscrição do município em programas do governo estadual.

Acompanhado do secretário de Agricultura, Silvano Dogenski; vereadora Elena Lis Candido e do vereador Clóvis Kujawinski ele foi recebido em vários setores da administração direta do Estado e na Assembleia Legislativa, acompanhando a tramitação de projetos que beneficiarão o município de Quatro Irmãos nas áreas da Saúde, Infraestrutura Urbana e Rural, Agricultura e Obras.

DAER

No DAER, em audiência com o adjunto da direção da autarquia, o prefeito procurou informações sobre o programa de pavimentação asfáltica do acesso ao município.

Secretária Estadual de Agricultura

Na Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária de Desenvolvimento Rural, tratou dos 12 açudes e um poço artesiano aos quais o município está inscrito para ser beneficiado e pesquisou sobre a inclusão em outros programas disponíveis. Também acompanhou a situação dos títulos de propriedade dos assentados da Comunidade São Brás.

SEDUR

Na SEDUR – Secretaria de Desenvolvimento Urbano protocolou ofício solicitando recursos do Pavimenta 2 para Quatro Irmãos. Além de recursos do Programa Pavimenta, para ampliação do programa, no município.

Secretaria Estadual de Saúde

Na Secretaria Estadual de Saúde recebeu a confirmação da documentação exigida e informação da aprovação do projeto que será aplicado na reforma e ampliação das instalações da Unidade Básica de Saúde Municipal. O município teve sua inscrição confirmada no Programa Avançar na Saúde.

O investimento que será feito com recursos do Estado e do Município vai melhorar as condições de trabalho para atendimentos médicos de ambulatoriais, dentro do objetivo da administração municipal da valorização dos servidores públicos e mais qualidade no atendimento oferecido a população.

FAMURS

Na sede da Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul – FAMURS -, o prefeito Giovan Poganski e a delegação de Quatro Irmãos foram recebidos pelo coordenador-geral Salmo Dias de Oliveira. Ex-prefeito de Rio dos Índios e ex-presidente da Famurs, Salmo tem ligações de amizade com Quatro Irmãos e tem sido um aliado nas demandas do município no âmbito da administração estadual.

Federação Israelita do RS (FIRS)

Na Federação Israelita do RS (FIRS), o prefeito Giovan manteve audiência com o presidente da Federação e com Zalmir Chwartzman, liderança empresarial do ramo da construção civil em Porto Alegre e descendente de uma tradicional família de pioneiros da imigração judaica em Quatro Irmãos, a partir de 2011.

O objetivo do prefeito é estreitar relacionamento com a comunidade judaica na busca de uma ação cooperada de conservação dos marcos simbólicos da ICA, empresa responsável pelo assentamento das famílias no município.

O primeiro deles é o antigo hospital, transformado em memorial, em 2011, na comemoração do centenário da imigração dos judeus direcionados para a Colônia Quatro Irmãos. Outra importante referência é o prédio do escritório da ICA (JCA – Jewish Colonization Association), onde funciona a prefeitura. O terceiro marco é o Cemitério Judeu, tombado como patrimônio histórico.

Assembleia Legislativa

Na Assembleia Legislativa, o prefeito Giovan e comitiva de quatroirmonense esteve no gabinete do deputado Sérgio Turra, onde manteve contato com o presidente da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), Ricardo Santin, com quem teve a oportunidade conversar sobre o futuro da cadeia de carnes do agronegócio nacional. Com o líder nacional, o prefeito gravou mensagem de incentivo aos produtores do município e aos jovens que estarão na sucessão da propriedade rural familiar.

Com o deputado Dirceu Franciscon o prefeito renovou a agradecimento pela inclusão do município no Programa Pavimenta que destinou recursos financeiros para o asfaltamento da Rua Efraim Tavejnianski, que começa na esquina da Av. Barão Hirsch (Mercado Kaiser), no sentido dos armazéns de recebimento de grãos da Olfar. O prefeito aproveitou para fazer uma nova solicitação ao parlamentar.

No gabinete da deputada Silvana Covatti, o prefeito renovou os laços de amizade com a parlamentar que tem um vínculo profundo com o município. Ela foi importante no período que esteve na Secretaria de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural, quando se deu a entrega dos títulos de propriedade dos assentados na Comunidade São Brás, que aguardavam por décadas por essa ação do governo estadual.

A deputada, que é esposa do ex-deputado federal Vilson Covatti e mãe do atual deputado federal Covatti Filho, está sempre é líder de uma família de políticos com relevantes ações junto aos governos do Estado e da União Federal, que beneficiaram diretamente toda a população de Quatro Irmãos, desde o ano 2001.

Ainda na AL, a comitiva foi recebida no gabinete do deputado Vilmar Zanchin, onde fez a entrega de oficio e agradeceu pela ação do parlamentar em defesa dos interesses de Quatro Irmãos junto ao governo estadual.

Encerrando o roteiro em Porto Alegre, os quatroirmonense foram recebidos no escritório do deputado federal Covatti Filho no RS, atendido por seu pai, o ex-deputado federal Vilson Covatti, um reconhecido construtor de canais de comunicação direta do município com os programas do governo federal.

O prefeito agradeceu as ações da família Covatti em defesa das prioridades do município em todas as áreas da administração municipal e apresentou mais uma solicitação de recursos financeiros do Orçamento da União, através de emenda parlamentar o deputado federal Covatti Filho.

Foi através dele que Quatro Irmãos está escrito e devidamente documentado no Ministério da Educação para receber uma escola nova, envolvendo recursos financeiros na ordem de R$ 6 milhões de reais.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE