Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Cidade

Porto Alegre recebe sinal 5G de internet nesta sexta-feira

Sinal vai estar disponível, em primeiro momento, nas áreas mais densamente povoadas da cidade.

Rádio  Guaíba
por  Rádio Guaíba
27/07/2022 20:48 – atualizado há 1 ano
Continua depois da publicidadePublicidade

Porto Alegre vai terminar a semana já com o sinal 5G de Internet. A tecnologia vai ser ativada nesta sexta-feira, assim como nas capitais João Pessoa, na Paraíba, e Belo Horizonte, em Minas Gerais. Segundo o secretário do Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade de Porto Alegre, Germano Bremm, existe, até mesmo, a possibilidade de antecipação da data.

De acordo com o site da Anatel, as mudanças serão percebidas nas aplicações industriais e de automação. Os usuários terão à disposição taxas de transmissão média e de pico muito superiores ao 4G. A maior inovação da quinta geração envolve aplicações em atividades como carros autônomos, cirurgias remotas e sensores em parques industriais, por exemplo.

Em Porto Alegre, o sinal vai estar disponível, em primeiro momento, nas áreas mais densamente povoadas da cidade, em bairros como Centro Histórico, Bom Fim, Tristeza e Rio Branco, já na sexta-feira, de acordo com Bremm. “Nós temos 281 antenas 4G licenciadas espalhadas pela cidade. Com a nossa legislação simplificada de antenas, nós permitimos que elas sejam transformadas em 5G, bastando as empresas fazerem um ajuste da tecnologia”, explica o secretário.

Esse ajuste vai ser gradativo, e a partir da demanda. Inicialmente, as empresas serão obrigadas a prover uma antena 5G para cada 100 mil habitantes. “São necessárias dez antenas 5G para ter a mesma abrangência que uma 4G. Então, nós previmos a possibilidade de instalação de antenas em áreas públicas, placas de rua, na iluminação pública”, detalha Bremm.

A nova tecnologia prevê três modos de uso, de acordo com a Anatel: o primeiro é a banda larga móvel avançada, focada em altas velocidades de download e upload. Outra opção é “o controle de missão crítica”, focado em prover conexão com “baixíssima latência e altíssima confiabilidade”, voltada para aplicações sensíveis a atrasos e erros em serviços como carros autônomos, cirurgias remotas e controle remoto de maquinário industrial. Já a “Internet das coisas massiva” vai ser focada em atender grande quantidade de dispositivos IoT, sigla relacionada à habilidade de diferentes objetos conseguirem estabelecer conexão com a Internet, como os eletrodomésticos. Esses itens conseguem coletar e transmitir dados a partir da nuvem.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE