Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Educação

Piso do magistério será votado nesta quarta-feira na Assembleia

Integrantes da categoria prometem manter mobilização com os deputados na tentativa de melhorar o projeto do Executivo.

Rádio Guaiba
por  Rádio Guaiba
22/12/2021 08:31 – atualizado há 2 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

O último dia de votações na Assembleia Legislativa, nesta quarta-feira, antes do recesso, promete ser de intensas negociações. As atenções estarão concentradas, em especial, no projeto do governo do Estado que prevê o reajuste do piso do Magistério. O projeto estabelece reajuste de 32% na tabela inteira do subsídio dos profissionais, porém há variações entre ativos e inativos. Diante de resistências, o Executivo chegou a alterar o primeiro texto. O substitutivo garante um reajuste mínimo de 5,53%. Com isso, 30 mil inativos que estavam sem ganhos passam a ter aumento. Outros 15 mil vínculos de inativos, que tinham ganhos inferiores a 5%, passam a ter ganho efetivo de 5,53%.

Foto: Galileu Oldenburg

A mudança amenizou as resistências por parte dos deputados. “O governo mandou projeto garantindo o mínimo de 5,53% para todos os professores no mínimo, inclusive para os inativos. Sabemos que este índice ficou abaixo do que pretendíamos, mas estamos discutindo para votar ainda este ano e garantir estas reposição já em janeiro (2022)”, pontuou o presidente da Comissão de Educação da Assembleia, deputado Carlos Búrigo (MDB).

Apesar do encaminhamento, a presidente da Cpers, Helenir Aguiar Schürer, afirmou que a proposta não é suficiente e que não atinge o índice definido nacionalmente, que é de 33,23%. Além disso, ressaltou que os trabalhadores de escolas não foram incluídos. “Vamos manter a mobilização. Passamos hoje nos gabinetes e vamos retomar o contato amanhã”, adiantou ela.

O líder do governo, Frederico Antunes (PP), ressaltou os avanços e que o governo chegou ao limite. Sobre os funcionários das escolas, ressaltou que, segundo a Secretaria da Fazenda, 46% dos servidores de escolas (ativos e inativos) vão receber aumentos com base no piso regional aprovado na semana passada.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE