Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Mundo

Parlamento da Coreia do Sul aprova lei que proíbe a indústria de carne de cachorro

Essa indústria está em declínio no país, devido ao aumento dos apelos públicos pela proibição, impulsionados por campanhas pelos direitos dos animais e preocupações com a imagem internacional do país.

Redação
por  Redação
09/01/2024 10:39 – atualizado há 2 minutos
Continua depois da publicidadePublicidade

Nesta terça-feira, 9, o parlamento da Coreia do Sul aprovou uma legislação histórica que proíbe a indústria de carne de cachorro. Essa indústria está em declínio no país, devido ao aumento dos apelos públicos pela proibição, impulsionados por campanhas pelos direitos dos animais e preocupações com a imagem internacional do país.

Alguns criadores de cães irritados manifestaram a intenção de entrar com uma apelação constitucional e realizar protestos, indicando que o acalorado debate sobre a proibição continuará.

Foto: Sammy Dallal/AP/Humane Society International

O consumo de carne de cachorro, uma prática secular na península coreana, não é explicitamente proibido nem legalizado na Coreia do Sul. Estudos recentes mostram que há um aumento no apoio à proibição e que a maioria dos sul-coreanos já não consome carne de cachorro. No entanto, as pesquisas também indicaram que um em cada três sul-coreanos ainda se opõe à proibição, apesar de não consumir carne de cachorro.

Na terça-feira, a Assembleia Nacional aprovou o projeto de lei por uma votação de 208 a 0. O governo do presidente Yoon Suk-yeol apoia a proibição, portanto as etapas subsequentes para torná-la lei são consideradas uma formalidade.

"Esta lei visa contribuir para a realização dos valores dos direitos dos animais, que buscam o respeito pela vida e uma coexistência harmoniosa entre humanos e animais", diz a legislação.

"A legislação afirma que esta lei visa contribuir para a realização dos valores dos direitos dos animais, que buscam o respeito pela vida e uma coexistência harmoniosa entre humanos e animais."

O projeto de lei ofereceria assistência aos fazendeiros e outras pessoas do setor para fecharem seus negócios ou mudem para alternativas. Segundo o projeto de lei, os detalhes da proibição do setor seriam elaborados entre funcionários do governo, fazendeiros, especialistas e ativistas dos direitos dos animais.

A Humane Society International chamou a aprovação da legislação de "história em construção".

A legislação deixou os fazendeiros extremamente chateados e frustrados."Trata-se de uma clara violência do Estado, pois estão infligindo a liberdade de opção profissional. Não podemos ficar parados", disse Son Won Hak, agricultor e líder de uma associação de agricultores.

Son disse que os criadores de cães entrarão com uma petição no tribunal constitucional e farão passeatas em protesto. Ele disse que os agricultores se reunirão na quarta-feira, 10, para discutir outras medidas futuras.

Não há dados oficiais confiáveis sobre o tamanho exato do setor de carne de cachorro da Coreia do Sul. Ativistas e fazendeiros afirmam que centenas de milhares de cães são abatidos para consumo de carne todos os anos no país.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE