Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Mundo

Papa Francisco comemorou 87 anos neste domingo

O jesuíta argentino já é um dos pontífices mais velhos de que se tem registro.

O Sul
por  O Sul
17/12/2023 23:25 – atualizado há 32 segundos
Continua depois da publicidadePublicidade

O papa Francisco completou 87 anos neste domingo (17). Além das crianças do Dispensário de Santa Marta, o religioso celebrou a data com uma festa para mais de 200 famílias, sendo homenageado por autoridades e fiéis do mundo todo. O Vaticano não costuma comemorar aniversários, a não ser as onomásticas, mas a “festa” de Francisco já se tornou uma tradição.

Foto: Vaticano/Divulgação

O jesuíta argentino já é um dos pontífices mais velhos de que se tem registro. O último ocupante do Trono de São Pedro a viver mais que ele foi Leão 13, que morreu aos 93 anos em 1903. Antes disso, havia sido Clemente 12, que morreu aos 87 anos em 1740.

Bento 16, antecessor de Francisco, morreu em 31 de dezembro de 2022, aos 95 anos, mas como papa emérito. Ele havia deixado o comando da Igreja Católica aos 85, alegando limitações de saúde.

Pela manhã, Francisco visitou a Sala Paulo VI do Vaticano, perto de sua residência pessoal, para participar do evento organizado pelo Dispensário Santa Marta, centro pediátrico da Santa Sé fundado há um século, em 1922.

Crianças de hospital pediátrico do Vaticano ajudam Papa Francisco a apagar vela de aniversário — Foto: REUTERS/Remo Casilli

Com a presença de mais de 200 famílias que atendem o hospital, assim como os médicos e voluntários, a festa incluiu apresentações de canto, dança, “um pequeno espetáculo circense” e, como não poderia ser diferente, um bolo de aniversário. Depois, o pontífice argentino apresentou para o mundo a oração dominical de Angelus na janela do Palácio Apostólico.

A celebração ocorre em meio aos conhecidos problemas de saúde de Francisco, com dificuldades para caminhar devido a dores nos joelhos, o que o obriga a usar a cadeira de rodas com frequência. No início do mês, ele suspendeu a ida a Dubai, para a Cúpula do Clima das Nações Unidas, por um problema pulmonar.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE