Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Joedson Alves/Agência Brasil
Cidade

Pantanal registra recorde histórico com mais de 3 mil incêndios em novembro

Fumaça de incêndios no Pantanal chega ao Sudeste e Sul do país

Redação
por  Redação
17/11/2023 19:44 – atualizado há 2 minutos
Continua depois da publicidadePublicidade

Há mais de um mês, o fogo consome o Pantanal, e não há previsão de trégua. Em 16 dias de novembro deste ano, foram registrados 3.098 focos de incêndio no bioma, um recorde histórico para o mês desde 2002, quando foram contabilizados 2.328 focos.

Em relação ao mesmo período de 2022, o aumento de queimadas ultrapassa 1.400%, conforme monitoramento do Programa Queimadas, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).

O tempo seco e a onda de calor favorecem o grande número de incêndios, que destroem a vegetação e a fauna.

Na última quarta-feira (15), o fogo chegou a invadir a rodovia Transpantaneira. As chamas foram controladas pelas equipes de brigadistas e não alcançaram as casas.

Brigadistas combatem incêndio no Pantanal - Joédson Alves/Agência Brasil

Os incêndios levaram os governos de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, estados que abrigam o bioma, a decretar situação de emergência na região norte do Pantanal.

Causas

A causa dos incêndios ainda está sob investigação. Os especialistas avaliam se começaram por causa da queda de raios ou por ação humana.

Em 2020, o fogo queimou mais de 30% do território do Pantanal, na porção brasileira, o equivalente a 44.998 quilômetros quadrados.

No dia 21 de outubro deste ano, três raios atingiram o Parna do Pantanal, a Reserva Particular do Patrimônio Natural Dorochê e uma propriedade particular.

Para tentar controlar as chamas, as equipes de brigadistas foram reforçadas.

Atualmente, há mais de 300 servidores no combate aos incêndios no Pantanal, com o apoio de quatro aeronaves e veículos especiais de combate a incêndios.

O contingente foi reforçado recentemente pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).

Fumaça de incêndios no Pantanal chega ao Sudeste e Sul do país

Com mais de 3 mil focos de calor nesta sexta-feira (17), a fumaça proveniente dos incêndios no Pantanal está se espalhando para além da região do bioma, atingindo o Sul e Sudeste do país, como mostram as imagens de satélite.

Fumaça do Pantanal se espalha pelo Brasil e até para outros países. — Foto: Programa Queimadas-INPE/Reprodução

As imagens foram captadas pelos satélites do Programa Queimadas do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), mostrando que a névoa de fumaça está se espalhando principalmente para São Paulo, Paraná, Santa Catarina e norte do Rio Grande do Sul

Em Erechim fumaça já pode ser percebida. Foto:Emilia Fantinel

O meteorologista do Centro de Monitoramento do Tempo e Clima de Mato Grosso do Sul (Cemtec-MS) Vinicius Sterling explica que o avanço da névoa de fumaça do Pantanal também é maximizado pelos incêndios na Amazônia.

"A fumaça que está chegando em outros estados não são apenas do Pantanal, também tem influência da Amazônia. A situação se maximiza em Mato Grosso do Sul e vai para outras regiões. Na Amazônia boliviana também há focos de calor, o que contribui para chegada de fumaça em outros estados, principalmente o estado do MS", detalha o especialista em clima.

O especialista da UFMS explica que a fumaça das queimadas carregam partículas muito finas, que possuem como origem a combustão dos incêndios e até mesmo o fluxo de veículos. 

*Com informações do G1 e da Agência Brasil

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE