Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Divulgação
Cidade

Os Monarcas: cinquentenário do grupo será celebrado no Legislativo de Erechim

A partir de proposição conjunta dos 17 vereadores, será entregue Menção Honrosa aos músicos em sessão solene nesta quinta-feira , dia 04.

Cristiane Rhoden/Assessoria
por  Cristiane Rhoden/Assessoria
01/08/2022 10:49 – atualizado há 2 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

Poucos são os grupos que, em meio século de carreira, conseguem manter sua essência e preservar a autenticidade da música tradicionalista gaúcha. Por estes motivos – além do inegável talento para compor canções consagradas –, o Poder Legislativo erechinense prestará homenagem ao conjunto Os Monarcas, que em 2022 celebra 50 anos de sua fundação. A partir de proposição conjunta dos 17 vereadores, será entregue Menção Honrosa aos músicos em sessão solene nesta quinta-feira (4). A atividade terá início às 20h, no plenário da Câmara Municipal, e será aberta à comunidade.

Formado atualmente por dez integrantes, Os Monarcas registram números sólidos e expressivos ao longo de sua trajetória: o grupo tem 47 trabalhos gravados, tendo conquistado dez discos de ouro, prêmios e honrarias de grande importância, como a Medalha do Mérito Farroupilha, oferecida em 2012 pela Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, e a Comenda Boa Vista do Erechim – Centenário, concedida em 2019 pelo Legislativo erechinense. Além disso, a música “Erechim, História e Canto”, de autoria de Leonardo e do líder-fundador d’Os Monarcas, Gildinho, é considerada o “Hino Nativista Erechinense”, e também foi reconhecida como Patrimônio Musical Cultural do estado.

Conhecidos pelo estilo fandangueiro e animado, Os Monarcas contam com um repertório de inúmeros sucessos, como “Bugio do Fole Solto”, “Cheiro de Galpão”, “De Chão Batido”, “Não Encosta a Barriguinha”, “O Brasil de Bombacha”, “O Vento”, “Santuário de Xucros”, “Sistema Antigo”, “Sonhando na Vaneira”, “Vaneira Grossa”, “Milonga pra ti”, “Eu vim aqui pra dançar”, “Rancheira Puladinha”, “Cantar é Coisa de Deus”, entre tantas outras.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE