Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Segurança

Operação flagra 56 trabalhadores em condições análogas à escravidão em lavoura de arroz na fronteira Oeste

Segundo os fiscais, esse é o maior resgate do tipo já registrado na Uruguaiana

Rádio Guaiba
por  Rádio Guaiba
11/03/2023 09:20 – atualizado há 3 meses
Continua depois da publicidadePublicidade

Agentes da Polícia Federal, do Ministério Público do Trabalho e da Gerência Regional do Ministério do Trabalho em Uruguaiana, na fronteira Oeste, resgataram, na tarde desta sexta-feira, 56 trabalhadores em condições análogas à escravidão em duas fazendas de arroz no interior do município. Segundo os fiscais, esse é o maior resgate do tipo já registrado na região.

Foto: Divulgação/PF

Dos resgatados, todos homens, 10 eram adolescentes com idades entre 14 e 17. Eles faziam o corte manual do arroz vermelho e a aplicação de agrotóxico sem equipamentos de proteção.

A operação vistoriou duas propriedades rurais após uma denúncia informar a presença dos jovens nas lavouras, trabalhando sem carteira assinada. O grupo móvel de fiscalização se dirigiu ao local e encontrou não apenas os adolescentes, mas trabalhadores adultos em situação análoga à escravidão.

Os trabalhadores eram da própria região, oriundos de Itaqui, São Borja, Alegrete e Uruguaiana. De acordo com o registro da ocorrência, o corte manual do arroz vermelho era feito com instrumentos inapropriados, como facas domésticas de serrinha, e o agrotóxico era aplicado com as mãos. Em uma das propriedades, era feita a aplicação de veneno pelo método de “barra”, em que uma dupla de trabalhadores insere o agrotóxico usando uma barra metálica perfurada, conectada a latas do produto – um tipo de atividade que exige equipamentos individuais de proteção.

Os fiscais também aferiram que, para chegar ao local de corte, os trabalhadores eram muitas vezes forçados a caminhar 50 minutos sob o sol. Cabia aos empregados providenciar comida e ferramentas, conforme o registro policial. Nessas condições, o alimento estragava e os trabalhadores ficavam o dia inteiro sem comer. Ainda conforme a PF, a ameaça era de desconto na remuneração em caso de doença.

O empregador, preso em flagrante, prestou depoimento antes de ser encaminhado ao sistema prisional.

Os trabalhadores vão receber, de imediato, três parcelas de seguro-desemprego. Já os empregadores serão notificados a assinar a carteira de trabalho dos resgatados e pagar as verbas rescisórias devidas. O MPT vai pleitear indenizações, por danos morais individuais e coletivos, em uma etapa seguinte. Ainda conforme os órgãos responsáveis pela operação, os trabalhadores foram encaminhados de volta para casa.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE