Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Segurança

Operação da PF desarticula quadrilha do tráfico internacional na Serra Gaúcha

Investigação identificou organização criminosa responsável pelo fornecimento de drogas e armas para facção do Estado.

Assessoria/PF/RS
por  Assessoria/PF/RS
10/12/2020 10:45 – atualizado há 3 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

A PF (Polícia Federal) deflagrou, na manhã desta quinta-feira (10), a Operação Teiniaguá, para desarticular quadrilha de tráfico internacional de drogas e armas que fornecia os produtos para uma facção estabelecida na região da Serra Gaúcha. A ação visa principalmente a prisão dos líderes e a descapitalização patrimonial do grupo.

Cerca de 180 policiais federais cumprem 22 mandados de prisão preventiva e 28 de busca e apreensão no Rio Grande do Sul (Caxias do Sul, Farroupilha, Bento Gonçalves, Sapiranga, Campo Bom, Parobé, Taquara, Lajeado e Charqueadas) e no Mato Grosso do Sul (Ponta Porã).

Também são cumpridas 11 ordens judiciais de sequestro de veículos e imóveis de propriedade dos investigados e bloqueadas mais de 57 contas bancárias de pessoas físicas e empresas, utilizadas para movimentar dinheiro de origem ilícita, que terão valores contabilizados após o cumprimento das medidas judiciais.

Em seis meses de investigação, a Polícia Federal apurou que o grupo distribuiu, nesse período, mais de uma tonelada e meia de cocaína e enviou de forma ilegal para o exterior cerca de 25 milhões de reais destinados ao pagamento a narcotraficantes no Paraguai. Parte considerável desses carregamentos de entorpecentes eram destinados à Serra gaúcha.

As investigações indicam que o grupo criminoso atua dentro e fora do sistema prisional gaúcho. Três importantes lideranças da organização criminosa tiveram as prisões preventivas decretadas pela Justiça.

Um deles havia obtido há apenas 10 dias o direito de cumprir pena em regime semiaberto, com o uso de tornozeleira eletrônica, após passar os últimos 11 anos preso. Os investigados responderão pela prática dos crimes de tráfico internacional de drogas, organização criminosa, associação para o tráfico, lavagem de dinheiro e homicídio.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE