Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Rio Grande do Sul

Oficina de capacitação em Plantas Medicinais é desenvolvida em Charrua

Objetivo foi a promoção da saúde e estimular a população do meio rural

Assessoria da PM de Charrua
por  Assessoria da PM de Charrua
17/08/2022 15:21 – atualizado há 1 ano
Continua depois da publicidadePublicidade

A Emater/RS-ASCAR promoveu uma capacitação em plantas medicinais, na comunidade de Linha Perondi, que foi ministrada pela extensionista social da Emater de Charrua, Roseli Lazzarotti Bonesso.

O objetivo foi a promoção da saúde e estimular a população do meio rural à autonomia da sua qualidade de vida, com o envolvimento de ações comunitárias, valorizando os saberes acumulados tanto pela ciência, quanto pelas tradições culturais locais.

Divulgação

Através da prática de uma oficina, foram elaborados sabonetes e pomadas com plantas medicinais, usando plantas cicatrizantes como a Malva, Bardana e Babosa, plantas com propriedades antinflamatórias como Cipó de São João, Marcela, Mil em Ramas e Tansagem, e também plantas usadas contra alergias da pele como a Calêndula e a Camomila.

Esta capacitação faz parte do Projeto Cultivando Saúde que é desenvolvido em parceria com a Emater/RS-ASCAR, Sindicato dos Trabalhadores Rurais e Secretaria de Saúde e Assistência Social de Charrua, sendo um trabalho contínuo de prevenção as doenças e promoção à saúde.

Neste ano, o projeto foi inscrito no “Fundo Social” da Sicredi Altos da Serra RS/SC- agência de Charrua, que tem como finalidade contribuir com o desenvolvimento econômico, ambiental e social dos associados, e da sociedade, além de apoiar iniciativas inovadoras e empreendedoras que agreguem renda e qualidade de vida às pessoas.

A extensionista social da Emater de Charrua, Roseli Lazzarotti Bonesso, destaca: 

“A partir deste projeto, fomos contemplados com um aporte de recursos financeiros muito importantes para incrementar e qualificar nosso público assistido em educação e promoção da saúde”.

As ações são desenvolvidas nas comunidades rurais de Charrua e também em encontros mensais que acontecem na UBS da Cidade Alta e conta com a participação das Agentes de Saúde e público em geral.

Roseli destaca ainda, que a oficina foi realizada na propriedade da Sra. Domicília e Sr. Arsérgio Della Betta, onde a família cultiva um horto de plantas medicinais.

No encerramento, todas puderam levar para casa as pomadas e sabonetes produzidos, com o empenho de replicar este conhecimento nas famílias e se beneficiar com o uso e consumo das plantas medicinais

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE