Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Santa Catarina

Oeste de SC tem risco de temporais com granizo e ventos de até 60 km/h

Tempo deve mudar na região nesta quinta-feira (23), segundo a Epagri/Ciram.

NSCTotal
por  NSCTotal
22/09/2021 22:17 – atualizado há 2 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

Após o tornado que destruiu árvores em Seara, as regiões Oeste e Meio-Oeste de Santa Catarina estão mais uma vez em alerta para a chance de temporais com ventos de mais de 60 km/h nesta quinta-feira (23). Além disso, há chance de queda de granizo na região, segundo a Epagri/Ciram.

Fenômeno deve atingir cidades da região na tarde desta quinta-feira (23)(Foto: Augusto Ittner/NSC)

O motivo é a presença de um cavado - área alongada de baixa pressão - entre o Rio Grande do Sul e Santa Catarina. A previsão, de acordo com a Epagri/Ciram, é que o fenômeno ocorra entre 15h e 20h desta quinta-feira.

Já nas demais regiões, a previsão é de tempo nublado com algumas aberturas de Sol. Também há possibilidade de pancadas isoladas de chuva com trovoadas no Sul do Estado, entre a tarde e a noite.

O dia também pode amanhecer mais frio, com chance de geada fraca e isolada em áreas do Planalto Sul. Mas, durante o dia, a temperatura segue em elevação.

Nesta quarta-feira (22), a Defesa Civil do Estado divulgou um balanço sobre as ocorrências relacionadas à chuva que atingiu Santa Catarina nos últimos dias. Segundo o órgão, ao menos 17 cidades registraram algum tipo de dano, seja por ventos fortes ou queda de granizo.

Entre elas, Seara, no Oeste, onde na segunda-feira (20) ocorreu a passagem de um tornado em uma área de reflorestamento no interior do município. Árvores foram partidas ao meio com os ventos. Na semana passada, outro tornado também atingiu a região, na cidade de Guatambu, onde casas foram destelhadas e árvores quebradas.

Já o granizo dos últimos dias danificou o telhado de dezenas de residências e o para- brisas de um carro em Bom Jesus.

Para esta quinta-feira (23) também continua o alerta da Defesa Civil para o risco de alagamentos em cidades que ficam na região costeira. Eles devem ocorrer devido à elevação do nível da maré e a presença de ventos no quadrante sul após a passagem de uma frente fria pelo Estado.

Além disso, a presença de um ciclone extratropical no oceano também causa a agitação marítima na região. Ao menos 10 cidades, do Litoral Norte ao Sul de Santa Catarina, devem ser afetadas.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE