Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Ciência

Na volta à terra, missão da Nasa traz a maior amostra de asteroide já coletada

Amostra do asteroide Bennu, coletada em 2020, possui aproximadamente 250 gramas de material.

Assessoria/NASA
por  Assessoria/NASA
24/09/2023 16:40 – atualizado há 24 segundos
Continua depois da publicidadePublicidade

A maior amostra já coletada de um asteroide, e a primeira feita pela Nasa, pousou no deserto de Utah neste domingo (24), sete anos após o lançamento da sonda Osiris-Rex, com aterrisagem observada por sensores militares e auxiliada por dois paraquedas.

De acordo com a agência espacial dos EUA, a amostra coletada do asteroide Bennu em 2020 deve conter aproximadamente 250 gramas de material, superando em muito as quantidades trazidas por duas missões japonesas anteriores.

Segundo a cientista da Nasa Amy Simon, trata-se da "maior amostra recuperada desde as rochas lunares" do programa Apollo, encerrado em 1972. A sonda Osiris-Rex lançou a cápsula contendo a amostra, a mais de 100 mil quilômetros da Terra, aproximadamente quatro horas antes do previsto. A cápsula atravessou a atmosfera em 13 minutos, atingindo velocidade superior a 44.000 quilômetros por hora e temperatura de 2.700°C. A Osiris-Rex continua sua missão em direção a outro asteroide. Duas amostras japonesas

Logo após pousar no deserto de Utah, uma equipe equipada com luvas e máscaras realizou a análise do exterior da amostra antes de colocá-la em uma rede e levá-la em direção a um helicóptero.

Na segunda-feira (25), ela será transportada de avião para o Centro Espacial Johnson em Houston, Texas, onde passará por uma análise que pode levar vários dias.

Os resultados preliminares serão divulgados em uma coletiva de imprensa da Nasa em 11 de outubro.

A maior parte da amostra será preservada para estudos futuros, enquanto cerca de 25% serão usados imediatamente para experimentos. Uma pequena porção será compartilhada com os parceiros Japão e Canadá.

O Japão já havia presenteado a NASA com fragmentos do asteroide Ryugu, obtendo 5,4 gramas em 2020 na missão Hayabusa-2. Além disso, em 2010, o país relatou uma quantidade microscópica de outro asteroide.

No entanto, a amostra de Bennu é consideravelmente maior, permitindo uma ampla variedade de análises, conforme afirmou o presidente da NASA.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE