Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Santa Catarina

Meteorologistas preveem tardes quentes com mínima de 30°C nos próximos dias em SC

O calor se intensifica a partir de sábado (15) e pode seguir até terça-feira (18).

NSCTotal
por  NSCTotal
14/01/2022 14:40 – atualizado há 1 ano
Continua depois da publicidadePublicidade

A onda de calor que irá afetar Santa Catarina a partir deste sábado (14) até terça-feira (18) pode exigir atenção e cuidados. Nas tardes deste período, a massa de ar quente pode transformar a temperatura mínima em 30°C. É o que preveem os meteorologistas Marilene de Lima e Leandro Puchalski.

De acordo com a meteorologista da Epagri/Ciram, o centro da massa de calor é localizado entre a Argentina e o Uruguai, regiões que já estão sentindo as altas temperaturas. Na capital Buenos Aires, a temperatura bateu um recorde de 45°C, a maior registrada na sua história.

Ela explica que por causa da localização o fenomêno afeta principalmente o Rio Grande do Sul, as regiões de Santa Catarina na divisa, o Oeste e o Meio-Oeste catarinense, mas será sentido em todo o Estado.

O calor se intensifica a partir de sábado (15) e pode seguir até terça-feira (18). Segundo a metereologista, nesse período, a região Oeste e cidades mais próximas ao Rio Grande do Sul serão as mais castigadas e devem ter temperaturas acima de 36°C todos os dias.

A Defesa Civil previu as máximas em cada região durante a onda de calor(Foto: Defesa Civil SC)

De acordo com o metereologista e colunista do NSC Total, Leandro Puchalski, a região Oeste pode sofrer mais com o calor por estar mais afastada do Litoral, e assim, ser mais seca. Segundo ele, é possível que as altas temperaturas tragam pancadas de chuvas no período da tarde em todos os dias, o que deve refrescar um pouco.

— À medida que a temperatura sobe, a gente vai ter pancadas de chuva de verão, nas tardes dos quatro dias, não vai pegar todas as cidades, serão isoladas. Tem que chamar atenção para temporais isolados, que podem atingir determinadas cidades — ressalta.

Defesa Civil alerta para ocorrências relacionadas ao tempo

A Defesa Civil de Santa Catarina alertou para a onda de calor e grupos que podem ser mais afetados pela temperatura. Em nota, o órgão disse que "orienta que os cuidados devem ser redobrados com crianças, idosos, portadores de doenças crônicas e pets".

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE