Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Entretenimento

Meteoro explode duas vezes no céu do RS, fenômeno é raro

Meteoro fireball, caiu sobre o oceano, próximo ao município de São José do Norte, no Sul do Estado.

OSul
por  OSul
22/03/2022 22:56 – atualizado há 2 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

A chuva de meteoros North March Virginids, que dura entre fevereiro e abril, teve seu pico nesta semana com o registro de um fenômeno raro no céu do Rio Grande do Sul, observado na noite desta segunda-feira (21): duas explosões seguidas do meteoro fireball, que caiu sobre o oceano próximo ao município de São José do Norte, no Sul do Estado.

Foto: Carlos Fernando Jung

As informações são do Observatório Espacial Heller & Jung, de Taquara. O registro da explosão foi feito pelo professor Dr. Carlos Fernando Jung.

De acordo com o Dr. Jung, esse fenômeno foi o primeiro do ano. Em 2021, ele também foi observado apenas uma vez, dentre mais de 18 mil meteoros registrados.

A Sociedade Americana de Meteoros (AMS) fundada em 1911, estima que meteoros de magnitude -4 são esperados a cada 20 horas. Geralmente, quanto mais brilhante o “fireball”, mais raro é o evento.

Mas é preciso ter atenção: o meteoro observado ontem, com magnitude de -4.3, teve duração de apenas 2,4 segundos antes de ser extinto. O fragmento entrou na atmosfera do planeta a uma altitude de 93,2 Km e foi extinto a uma altitude de 53 Km.

A AMS também ressalta que, durante esse período do ano, a dificuldade para observação de meteoros é maior, já que a lua está acima do horizonte, obscurecendo a maioria, com exceção dos mais brilhantes.

A atividade é ainda mais difícil de ter vista entre observadores de áreas urbanas.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE