Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Ciência

Lançamento do telescópio espacial James Webb é adiado mais uma vez

Decisão foi tomada devido ao mau tempo na Base de Kourou.

Agência Brasil
por  Agência Brasil
22/12/2021 15:18 – atualizado há 2 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

O lançamento do telescópio espacial James Webb voltou a ser adiado, desta vez de sexta (24) para sábado, dia de Natal, devido ao mau tempo na base europeia de Kourou, na Guiana Francesa.

O lançamento estava previsto para 24 de dezembro, às 12:20 (hora de Lisboa), mas foi adiado para o dia seguinte, entre as 12h20 e as 12h52, devido às "condições meteorológicas adversas" na base de Kourou, informou em comunicado a Agência Espacial Europeia (ESA).

Dependente de uma nova previsão meteorológica, a data de lançamento do James Webb será confirmada hoje (22) à noite, adiantou a ESA.

O telescópio será lançado a bordo de um foguetão de fabricação europeia Ariane 5.

Imagem/NASA

Há uma semana, mas devido a um problema de comunicação entre o telescópio e o sistema do foguetão, o lançamento do novo telescópio, o maior e o mais potente enviado ao espaço, tinha sido adiado por dois dias, para a véspera de Natal.

O envio do James Webb para o espaço tem sido sucessivamente adiado, ano após ano.

O telescópio, que resulta de uma colaboração entre a ESA e as agências espaciais norte-americana (Nasa), que lidera o projeto, e canadense (CSA), começou a ser desenvolvido há mais de 30 anos.

Os astrônomos esperam com o telescópio, que deve o seu nome a um antigo dirigente da Nasa, obter mais dados sobre os primórdios do universo, incluindo o nascimento das primeiras galáxias e estrelas.

A astrônoma portuguesa Catarina Alves de Oliveira, que trabalha no Centro de Operações Científicas da ESA na Espanha, é responsável pela calibração de um dos instrumentos do James Webb.

Engenheiros do ISQ - Instituto de Soldadura e Qualidade acompanham a segurança das operações de lançamento.

O novo telescópio é apontado como o sucessor do Hubble, em órbita há 31 anos.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE