Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Educação

Jovens da 2ª edição do curso de Empreendedorismo recebem certificados

O curso foi ministrado em oito aulas, nos meses de abril e maio deste ano.

Terezinha Vilk/Emater/RS
por  Terezinha Vilk/Emater/RS
03/06/2022 14:15 – atualizado há 1 ano
Continua depois da publicidadePublicidade

Dezessete jovens de oito municípios da região do Alto Uruguai que participaram da 2ª edição do Curso de Empreendedorismo e Desenvolvimento para Juventude Rural receberam seus certificados nesta quinta-feira (02/06). A solenidade de formatura aconteceu na Cantina Trentin, em Erechim. O ato contou com a presença dos pais, autoridades, lideranças, representantes das instituições financeiras Sicredi UniEstados, Sicredi Sul Minas, Cresol, Banrisul e de extensionistas da Emater/RS-Ascar.

Foto: Terezinha Vilk/Emater/RS-Ascar

A solenidade foi acompanhada pelo secretário municipal da Agricultura, William Racoski, que representou o prefeito Paulo Polis, pela extensionista da Emater/RS-Ascar e coordenadora estadual de Juventude Rural, Clarice Vaz Emmel Bock, pelo coordenador regional da Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr), Inidio Munari, pelo coordenador estadual dos Centros de Treinamentos de Agricultores da Emater/RS-Ascar, Francisco Mantezze, pela titular da 15ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), Juliane Bonez, e pela Gerência do Escritório Regional de Erechim, Gilberto Tonello e Cezar da Rosa, dentre outras lideranças.

As extensionistas Sandra Leichtweis e Karen Marchetto fizeram uma explanação, com apresentação dos alunos, bem como do conteúdo teórico e prático ministrado durante os nove encontros do curso, destacando a importância dos momentos de convivência, da troca de experiências e do conhecimento proporcionado pelo curso. A apresentação foi acompanhada pela extensionista Nadia do Rosa e pela coordenadora do Cetre, Rosaine Baldissera.

Os jovens Leticia Secco e Luis Henrique Descher Kammler agradeceram em nome da turma, e pelo incentivo a permanecerem no campo. “Foi muito aprendizado”, relataram, ao agradecer ao Cetre e aos instrutores do curso. E o casal Rodrigo e Elida Consoli agradeceu, em nome de todos os pais dos alunos, pelo acolhimento no Cetre e parabenizou os jovens e seus pais.

Foto: Terezinha Vilk/Emater/RS-Ascar

As lideranças em suas falas parabenizaram os alunos por aceitarem o desafio, além dos pais e familiares, a Emater/RS-Ascar e as parcerias que proporcionaram o curso, e ressaltaram a importância de os jovens permanecerem no campo e efetivarem projetos nas suas propriedades, que possam contribuir com aumento da renda familiar e da realização destes jovens. Os pais dos alunos também foram parabenizados por incentivar seus filhos a serem capacitados e para que eles possam permanecer no campo.

Foto: Terezinha Vilk/Emater/RS-Ascar

O curso foi ministrado em oito aulas, nos meses de abril e maio deste ano. O conteúdo, teórico e prático, foi trabalhado nos seguintes eixos temáticos: relações interpessoais, geracionais e familiares, sensibilização à gestão da propriedade rural e meio ambiente, segurança alimentar, bovinocultura de leite, recursos naturais – solo e água, além de fruticultura e secagem e armazenagem de grãos. Também fez parte da programação do curso um dia de campo regional e uma feira dos projetos produtivos elaborados pelos alunos. A realização do Curso de Empreendedorismo para Juventude Rural conta com as parcerias do Sicredi, Banrisul e Cresol.

A solenidade encerrou com a entrega de certificados e mimos e com um café de confraternização.


PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE