Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Divulgação
Cidade

Hospital Unimed realiza cirurgia inédita em Erechim

Cirurgia Endoscópica da Coluna Vertebral foi conduzida pelo médico Rafael Barreto, que veio de São Paulo a convite do colega erechinense, médico Rodrigo Mocelin

Secom Unimed Erechim
por  Secom Unimed Erechim
15/06/2022 16:05 – atualizado há 1 ano
Continua depois da publicidadePublicidade

O Hospital Unimed Erechim realizou no dia 4 de junho, a primeira cirurgia endoscópica de coluna vertebral. Inédita no município, a técnica minimamente invasiva foi realizada em um paciente de 52 anos, diagnosticado com estenose do canal espinhal.

Conforme o cirurgião Rafael Barreto, que é referência em cirurgia da coluna e técnicas minimamente invasivas, trata-se de uma evolução da cirurgia de coluna tradicional, que inclusive reduz o tempo de recuperação do paciente, permitindo que retome as atividades físicas e laborais mais rapidamente.

“A cirurgia endoscópica causa menos dano tecidual, preservando o movimento, com menor dor no pós-operatório, permitindo a reabilitação precoce”, explica Rafael Barreto.

Segundo o médico ortopedista e traumatologista Rodrigo Mocelin, a cirurgia endoscópica surge como uma nova possibilidade no município. “Para realizarmos a cirurgia foi preciso alinhar, estudar e compartilhar informações. O procedimento representa o avanço da cirurgia da coluna, uma evolução que queremos trazer para nossa região”, ressalta.

O médico erechinense explica que o procedimento é indicado para o tratamento de hérnias de disco da coluna vertebral (ruptura do disco intervertebral), estenose do canal espinhal (estreitamento do canal onde passam os nervos) e cistos sinoviais (pequenas bolsas com líquidos das articulações da coluna por conta de desgaste).

Médicos cirurgiões Rodrigo Mocelin e Rafael Barreto

A equipe que realizou a cirurgia foi composta pelo cirurgião principal, o médico Rafael Barreto, pelo cirurgião auxiliar, médico Rodrigo Mocelin, o instrumentador cirúrgico Maurício Rodrigues de Oliveira, o médico anestesiologista André Rigo, enfermeira Débora Dalla Costa e técnicas de enfermagem: Sandra Mustefaga, Eliane Gasparin, Elisangela Minosso, Raquel Cima, Juciely Dillemburg, além do técnico em radiologia, Fabrício Borelli e o médico Rafael Badalotti, que participou como convidado observador.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE