Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Cidade

Hospital Santa Terezinha está credenciado para oferecer residência médica

Sua estrutura física e funcional, além das ações e serviços em saúde, permitiram a implantação de várias modalidades de residência médica.

Ascom Prefeitura de Erechim
por  Ascom Prefeitura de Erechim
17/09/2021 11:01 – atualizado há 2 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

A Fundação Hospitalar Santa Terezinha de Erechim (FHSTE), por seu caráter de atendimento regional e referência para o Sistema Único de Saúde (SUS), está credenciada para oferecer Programas de Residência Médica perante a Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM), que é a instância colegiada de caráter consultivo e deliberativo do Ministério da Educação (MEC) e tem a finalidade de regular, supervisionar e avaliar as instituições e os programas de residência médica. Sua estrutura física e funcional, além das ações e serviços em saúde, permitiram a implantação de várias modalidades de residência médica.

Atualmente, a FHSTE possui cinco Programas de Residência Médica com residentes ativos (18 no total), distribuídos nas diferentes fases de aprendizado (R1, R2 e R3), a saber: Clínica Médica (dois residentes), Cirurgia Básica (quatro residentes), Ginecologia e Obstetrícia (cinco residentes), Ortopedia e Traumatologia (quatro residentes) e Pediatria (três residentes).

Hospital de Ensino

A Residência Médica desenvolvida na FHSTE contribuiu com a implantação do Curso de Medicina no Município de Erechim, sendo que, na época da implantação do referido curso, o Hospital foi apresentado aos Ministérios da Saúde e da Educação como instituição de saúde com potencial para ser Hospital de Ensino, por ser futuro cenário de práticas acadêmicas e também por estar credenciado e habilitado para ofertar vagas de Residência Médica.

Avaliação in loco

O motivo da visita de avaliação foi para verificar, in loco, as condições da entidade para ampliação de vagas já existentes na Residência Médica, além de avaliar a possibilidade de implantação de uma nova área de atuação, a Anestesiologia.

Na oportunidade, os avaliadores puderam verificar os cenários de prática e aprendizagem, bem como os projetos que estão em curso na FHSTE, tanto os de curto como os de médio prazo. Eles também se reuniram com a Direção da Fundação, a Coordenação da Residência Médica, Preceptores e os próprios Médicos Residentes.

Segundo os diretores Executivo e Administrativo da Casa de Saúde, Jackson Arpini e Márcio Pires, a reunião foi positiva e possibilitou, além da avaliação em si, uma troca de experiências bastante produtiva, tendo em vista a elevada expertise dos avaliadores.

Já para o diretor Técnico e também coordenador da Residência Médica, Celso David Lago, o encontro veio na mesma direção dos objetivos do hospital que, além da oferta de assistência de qualidade, na atenção secundária e terciária, também caminha na direção do ensino e formação de novos especialistas.

“Graças aos esforços coletivos, vamos nos tornar, também, um Hospital de Ensino, tendo em vista a importância do hospital como instituição de saúde de caráter local, regional, macrorregional e estadual”, finaliza Jackson Arpini.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE