Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Divulgação Metsul
Clima

Há risco de novos temporais no Noroeste e no Norte do Estado nesta quinta-feira

Chuva forte, granizo e vendavais poderão ser registrados em solo gaúcho e também em outros territórios do Brasil.

Metsul
por  Metsul
16/08/2022 21:59 – atualizado há 1 ano
Continua depois da publicidadePublicidade

Uma nova rodada de tempestades deverá atingir duas regiões do Rio Grande do Sul nesta quinta-feira. Segundo a MetSul Meteorologia, há risco de novos temporais no Noroeste e no Norte do Estado. Este episódio de mau tempo, porém, não deverá atingir as mesmas áreas que foram castigadas na última segunda-feira. Chuva forte, granizo e vendavais poderão ser registrados em solo gaúcho e também em outros territórios do Brasil, o que inclui Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Mato Grosso, Goiás e Minas Gerais.

Conforme a MetSul, a nova leva de tempestades terá como origem três sistemas meteorológicos. Dois centros de baixa pressão e uma frente fria. Uma área de baixa pressão se aprofundou nessa terça no Paraguai e no Norte da Argentina. Nesta quinta-feira, este centro de baixa pressão já vai estar sobre o Atlântico, na costa do Rio Grande do Sul.

Haverá ainda o avanço de um ar polar de alta pressão pela América do Sul que vai aprofundar rapidamente outro centro de baixa pressão, este muito mais ao Sul, a dois mil quilômetros a Leste da costa da Patagônia. A partir daí, uma frente fria será impulsionada pelo Sul, o Centro-Oeste, o Sudeste e até o Norte do Brasil. "A frente fria vai avançar com chuva localmente forte a intensa entre o Norte gaúcho e o Paraná, chegando com forte intensidade no Mato Grosso do Sul. O sistema, então, rumará para o Mato Grosso e Rondônia ao mesmo tempo que alcança ainda parte do estado de São Paulo, o Sul de Goiás, e o extremo Oeste de Minas Gerais", salienta a meteorologista Estael Sias.

"O maior risco no avanço da frente, pelo deslocamento em linha e com grande divergência de temperatura entre as massas de ar, será vento. Projeta-se uma alta probabilidade de vendavais, alguns possivelmente severos", observa Estael. "Mesmo a possibilidade de episódios extremos de vento isolados como downbursts ou tornados não pode ser descartada no avanço desta frente", acrescenta.

Na sexta-feira, a frente estará mais enfraquecida, mas ainda avançará mais para Leste no Sudeste do Brasil e vai progredir pelo Acre e o Amazonas, chegando até o Norte do Peru, a Colômbia e áreas mais ao Sul da Venezuela, podendo provocar chuva intensa e tempestades nestes países vizinhos da região amazônica. A frente fria, ao encontrar uma atmosfera aquecida em sua dianteira, e ainda com baixa pressão atmosférica, formará nuvens de grande desenvolvimento vertical, assim carregadas, com chuva localmente forte a torrencial, rajadas de vento fortes a intensas e ainda granizo.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE