Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Política

Governo envia à Assembleia projetos da BM e do piso dos professores

Parlamento articula sessões extras para dar conta da pauta de iniciativas do Executivo antes do recesso parlamentar.

Rádio Guaiba
por  Rádio Guaiba
07/12/2021 22:11 – atualizado há 2 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

O governo do Estado protocola, até quinta-feira, o plano de carreira da Brigada Militar e o projeto do piso do magistério. Antes de encaminhar à Assembleia Legislativa, o governador Eduardo Leite (PSDB) vai apresentar os textos finais aos deputados aliados, nesta quarta-feira, durante café da manhã. Na ocasião, também deve discorrer sobre as propostas e a pauta para as duas últimas semanas antes do recesso da Assembleia, que começa no dia 23. A expectativa é votar os dois novos textos ainda neste ano, o que depende de acordo.

Foto: Vinicius Reis / Agência ALRS

A proposta do governo para os professores prevê um reajuste de 31,3% do piso, conforme a adequação do percentual estabelecido pela lei nacional. O Cpers, que representa a categoria, pede reposição de 47,82% no salário de professores e de funcionários de escola, ativos e inativos. No caso da BM, o plano envolve a atualização da carreira de nível médio. Reivindicações das categorias, tanto o plano de carreira militar quanto o reajuste do piso do magistério devem chegar a plenário através de acordo. Ao menos é o que o governo espera.

A prioridade, contudo, é concluir a votação de projetos enviados em regime de urgência, para que destranquem a pauta da Assembleia. A sessão desta terça teve de ser ampliada, devido à pauta extensa do dia. Faltando pouco mais de três semanas para o início recesso e com uma grande quantidade de projetos represados, os deputados devem ampliar as sessões plenárias até o dia 23.

A sugestão apresentada pelo líder do governo, deputado Frederico Antunes (PP), é realizar sessões deliberativas pela manhã e pela tarde nos dias 21 e 22 de dezembro. Caso isso ocorra, abre brecha para que a pauta do governo seja vencida e, por meio de acordo, tanto o plano de carreira da BM quanto o reajuste do piso possam ser votados na última sessão do ano.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE