Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Educação

Governo do RS apresenta nova proposta de reajuste do piso do Magistério

Executivo dará reajuste de 5,53% para professores que não receberiam nada.

Correio do Povo
por  Correio do Povo
16/12/2021 16:07 – atualizado há 2 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

Diante das resistências, o governo do Estado apresentará nova proposta de reajuste do piso do Magistério. A sugestão encaminhada aos deputados nesta tarde foi de 5,53% aos professores que não receberia nada, segundo o texto original.  O impacto será ampliado de R$ 650 milhões para R$ 730,6 milhões. O acordo foi selado em reunião comadada pelo governador Eduardo Leite e secretários estaduais. Mudança será protocolada ainda hoje na Assembleia Legislativa, onde projeto tramita.

Foto: Felipe Dalla Valle/Palácio Piratini/CP

Nessa semana, algumas bancadas manifestaram a necessidade de mudanças ao projeto original, incluindo as maiores, MDB e PP, e o próprio PSDB, partido do governador. O projeto original previa aumento de 32% na tabela do magistério. Na prática, porém, parte do reajuste será viabilizada com a absorção de uma parcela de irredutibilidade, criada com a modificação do plano de carreira, em 2020, de natureza transitória. Ou seja, as vantagens temporais. Com isto, na prática, os professores na ativa receberão, em média, 22,5% de reajuste. Os aposentados, como têm mais vantagens temporais, contariam com reposição média de 6,15%. Outros, teriam reposição zero, segundo o texto original.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE