Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Rio Grande do Sul

Frente fria trará chuva, vento e radical mudança de temperatura

Segundo a Metsul, muitas cidades sairão do calor para o frio em questão de poucas horas.

Metsul
por  Metsul
27/07/2022 19:07 – atualizado há 11 meses
Continua depois da publicidadePublicidade

Frente fria vai trazer grande mudança do tempo no Rio Grande do Sul no decorrer desta quinta-feira, alerta a MetSul Meteorologia. 

O sistema frontal será precedido por massa de ar quente e tem ar frio de origem polar em sua retaguarda, o que trará radical mudança de temperatura com muitas cidades saindo do calor para o frio em questão de poucas horas. 

RODRIGO SCHNEIDER/ARQUIVO METSUL

Julho, que pela climatologia é o mês mais frio do ano e neste ano está com temperatura muito acima do normal, vai, desta forma, terminar com características típicas da estação.

O sistema frontal vai começar a ingressar pelo Oeste e o Sul do Rio Grande do Sul entre o final da manhã e o começo da tarde da quinta-feira com chuva e raios. 

A frente, então, avançará rapidamente no decorrer da tarde e noite para as demais regiões gaúchas e trará mudança do tempo e chuva para quase todo o Estado até o final do dia.

Na sexta-feira, a frente fria se deslocará por Santa Catarina e o Paraná, alcançando o estado de São Paulo, onde vai acabar com um longo período mais seco e quente.

Áreas mais ao Norte o Nordeste gaúcho terão a máxima atividade frontal no final da quinta ao passo que no Oeste e no Sul o pico da instabilidade se dará na tarde desta quinta-feira. Os volumes de chuva na passagem da frente entre quinta e sexta-feira pelo Rio Grande do Sul não devem ser altos na maioria das localidades, entretanto pancadas fortes a localmente torrenciais podem ser esperadas em diversos municípios quando da chegada do sistema com acumulados de 10 mm a 30 mm em menos de três horas. Não podem ser descartados temporais isolados na passagem da frente.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE