Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Agro

Fortalecimento da agricultura familiar em destaque

Durante o VII Congresso da Agricultura Familiar do Sutraf Alto Uruguai participantes avaliaram e discutiram ações em prol da agricultura e do movimento sindical

Assessoria de Comunicação SUTRAF- AU
por  Assessoria de Comunicação SUTRAF- AU
08/06/2022 20:33 – atualizado há 1 ano
Continua depois da publicidadePublicidade

Em busca de fortalecimento que agricultores de 21 sedes do Sindicato Unificado dos Trabalhadores na Agricultura Familiar do Rio Grande do Sul – Sutraf Alto Uruguai – se reuniram durante o VII Congresso da Agricultura Familiar que ocorreu nesta quarta-feira, dia 8 de junho, no Seminário Nossa Senhora de Fátima em Erechim/RS.

O coordenador do Sutraf Alto Uruguai, Alcemir Bagnara abriu o congresso apresentando as proposições do evento, com uma mística que retratou o período de conquistas, de luta, resistência e de retrocessos que vive o Brasil em diferentes âmbitos e que atingem os agricultores.

Um painel com análise conjuntura política e social foi realizada com a participação do coordenador da Fetraf/RS, Douglas Cenci; e do presidente da CUT/RS, Amarildo Cenci.

Organização e força na agricultura

Com o tema “ Agricultura familiar produzindo alimentos e lutando por melhores condições de vida”, os participantes foram divididos em grupos de trabalho, buscando propor a análise e discussão de um documento base de um regimento para o VII Congresso. “As resoluções aprovadas ao fim do Congresso foram de atuação na defesa e valorização da agricultura familiar sobre todos os aspectos: trabalhando contra o desmonte do estado, das políticas públicas; no fortalecimento do sindicato enquanto instituição para além da organização, realizando trabalho de base, visitando aos agricultores, as comunidades, organizando assembleias e debates”, contou Bagnara.

Os agricultores também ressaltaram a importância da articulação e união com um conjunto de entidades que dialogam a agricultura familiar para discutir projetos de desenvolvimento; além de reafirmar a importância das formações para o aprimoramento de todos. Sobre o panorama político do país, os agricultores manifestaram insatisfação. “ Diante das péssimas condições de vida dos trabalhadores de hoje, que vivem um momento de retirada de direitos, perdas no campo e aumento de forma geral das condições de sobrevivência, os agricultores reafirmaram a necessidade de um novo governo que valorize a agricultura e promova o resgate do Brasil”, afirmou o coordenador do Sutraf.

Outro aspecto discutido durante o Congresso foi a necessidade de aprimorar os canais de comunicação. Uma segunda etapa do Congresso acontece em 06 de julho, onde também ocorre a posse na nova coordenação do Sutraf Alto Uruguai.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE