Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Agro

Expointer 2021 - Mulheres no agro relatam suas trajetórias e conquistas

Evento tratou sobre a origem e o futuro das lideranças femininas nas atividades agroindustriais e foi conduzido pela extensionista da Emater/RS-Ascar, Clarice Böck.

Assessoria/Emater
por  Assessoria/Emater
12/09/2021 19:36 – atualizado há 2 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

Com relatos emocionantes de suas trajetórias e suas conquistas a Secretária da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr), Silvana Covatti; as agricultoras Jurema dos Reis Pacheco (Rosa do Deserto, de Caraá); Mara Goreti Borges Quintana Domingues Pilar, que trabalha com artesanato em lã, de Hulha Negra; Paulina Piffer Slaifer, da Agroindústria Slaifer de Encantado; a gerente Técnica Adjunta da Emater/RS–Ascar, Luana Machado; e Juraci Zambon, da Cooperfamília, de Viadutos; contaram um pouco de suas vivências e como hoje elas têm uma posição social de destaque em suas famílias, nas comunidades, na sociedade e nos negócios.

As histórias foram contadas no painel Elas no Agro, conversa híbrida que aconteceu na manhã de sábado, na casa da Emater/RS-Ascar na Expointer e foi transmitida pelo Facebook e YouTube do Rio Grande Rural. O painel foi promovido pela Emater/RS-Ascar e Seapdr.

O evento tratou sobre a origem e o futuro das lideranças femininas nas atividades agroindustriais e foi conduzido pela extensionista da Emater/RS-Ascar, Clarice Böck.

Realizado em formato híbrido, o evento buscou valorizar a mulher agricultora, que tem papel fundamental no desenvolvimento rural, pois está presente nas diferentes frentes de trabalho da unidade de produção familiar e na comunidade onde está inserida.

Segundo Clarice, as mulheres desenvolvem muitos papeis integrando o trabalho reprodutivo e geracional que converge com o cuidado dos filhos e todos os seus, dar conta dos afazeres diários da casa, do trabalho produtivo em que a mulher não contribui só com sua força de trabalho, mas também com as inúmeras escolhas e decisões sobre os processos produtivos nas propriedades rurais, as atividades agroindustriais que geram renda e sustentabilidade, a produção de alimentos para o autoconsumo, que tem papel fundamental na segurança alimentar e saúde das famílias e ainda a sua participação social em diferentes espaços de tomada de decisões.

Silvana Covatti, primeira mulher a assumir a Secretaria Estadual de Agricultura, em sua fala destacou a importância das ações da Emater/RS-Ascar junto às mulheres para incentivá-las a se sentirem valorizadas e a buscarem os seus direitos e lugares de destaque na sociedade. “Vocês merecem meu reconhecimento. Nós mulheres somos capazes e temos condições de criarmos o ambiente juntas para termos o momento e a participação nas decisões”, ressaltou.

A secretária ressaltou ainda que hoje as mulheres da cidade e do meio rural têm os mesmos direitos e que ao lado de grandes mulheres existem grandes homens e ao lado de grandes homens existem grandes mulheres.

Clarice explicou que o convite foi feito pera estas seis mulheres pois elas se destacam pela liderança, representatividade e reconhecimento social. “Todas ações que são desenvolvidas no Agro e que hoje têm toda esta pujança, demonstram que as mulheres cada vez mais buscam seus espaços e o alcançam porque entendem seu importante papel”, analisa.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE