Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Divulgação Prefeitura de Erechim
Educação

Estudantes das Escolas Municipais realizam o 1º Simulado com o Sistema de Ensino SIM - FTD

Objetivo é diagnosticar o aprendizado dos estudantes e verificar em que nível estão para que as Escolas possam traçar ações pedagógicas, junto com os professores, conforme a necessidade de cada estudante.

Ascom Prefeitura de Erechim
por  Ascom Prefeitura de Erechim
09/06/2022 15:58 – atualizado há 1 ano
Continua depois da publicidadePublicidade

Nesta quinta-feira (9) e sexta-feira (10), mais de três mil estudantes das Escolas Públicas Municipais de Ensino Fundamental realizam o primeiro simulado do novo Sistema de Ensino SIM – FTD.

O objetivo do simulado é diagnosticar o aprendizado dos estudantes e verificar em que nível estão para que as Escolas possam traçar ações pedagógicas, junto com os professores, conforme a necessidade de cada estudante.

O diretor pedagógico da Secretaria Municipal de Educação, Fabrício Brustolin explica que a avaliação será feita todo semestre. “A partir deste ano, os estudantes de 2º ao 9º ano farão duas vezes ao ano, um simulado com a finalidade de avaliar e traçar ações pedagógicas para melhorar os processos de Ensino e Aprendizagem de nossas Escolas Municipais”, explica.

Os simulados estão sendo aplicados nas Escolas de Ensino Fundamental Caras Pintadas, Cristo Rei, D. Pedro, Jaguaretê, Luiz Badalotti, Othelo Rosa e Paiol Grande. Os estudantes de 2º aos 5º anos realizam na quinta-feira (9) nos Componentes Curriculares de Língua Portuguesa, Matemática, História, Geografia e Ciências. Os estudantes de 6º aos 9º anos, nesta sexta-feira (10) na Língua Portuguesa, História, Matemática, Língua Inglesa, Geografia e Ciências.

A coordenadora do Ensino Fundamental da Secretaria de Educação, Luciana Aparecida Tomazoni acompanha a aplicação dos simulados nas Escolas com o intuito de observar o andamento, bem como tirar as dúvidas junto aos professores aplicadores da prova. “O simulado é um momento de avaliar e repensar nosso andamento pedagógico, com foco nas lacunas de aprendizagem” enfatiza.

Ainda, o diretor da EMEF Paiol Grande, professor Elton Piran relata a importância para avaliar os conteúdos que os estudantes têm mais dificuldades. “Os simulados que estamos aplicando é de suma importância para a Escola. Os professores que ministram aulas nas turmas poderão verificar quais são os avanços dos estudantes e quais áreas do conhecimento apresentam defasagem para que possam reforçar os conteúdos. Com isso a Escola vai buscar soluções para avançar na aprendizagem”, destaca.

Além de simulados, o Sistema de Ensino SIM – FTD que foi implantado neste ano nas Escolas de Ensino Fundamental oferece apostilas, livros literários, plataforma digital e formação de Professores. Todos os materiais impressos e o acesso a plataforma são de uso individual. “Não estamos medindo esforços para que nossas Escolas Municipais tenham todas condições e recursos possíveis, pois acreditamos que o investimento em nossos estudantes é a garantia de um futuro melhor”, finaliza a secretária de Educação de Erechim, Verenice Lipsch.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE