Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Divulgação
Cidade

Erechim: IPTU Digital veio para ficar

“A avaliação é muito positiva deste primeiro ano de pagamento sem carnê impresso”, disse secretário Valdemar Artur Loch

Ascom Prefeiura de Erechim
por  Ascom Prefeiura de Erechim
13/07/2022 16:36 – atualizado há 1 ano
Continua depois da publicidadePublicidade

Tornar o serviço público mais ágil e eficiente para a população. Essa é a proposta da Prefeitura de Erechim, por meio da Secretaria da Fazenda, ao decidir implantar, neste ano, o pagamento digital do Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU), uma das primeiras ações deste processo de transformação digital da gestão pública municipal.

“O IPTU Digital veio para ficar e a avaliação é muito positiva tanto da secretaria, quanto da população, neste primeiro ano de pagamento sem carnê impresso. Neste primeiro semestre, a arrecadação foi 30,33% superior ao ano passado, comparado ao mesmo período, quando ainda se pagava com carnê físico”, comenta o secretário da Fazenda, Valdemar Artur Loch.

O prefeito de Erechim, Paulo Polis, destaca que esses números mostram que o contribuinte erechinense se engajou neste processo e viu a facilidade para pagar neste novo formato. “Além disso, compreendeu a relevância desta iniciativa que vem para reestruturar a gestão fiscal, que já é muito eficiente e colabora para o bom funcionamento de toda estrutura administrativa pública e das outras secretarias”, observa.

Empenho dos servidores

O secretário, Valdemar Artur Loch, ressalta que o sucesso do IPTU Digital se deve, também, a dedicação e o empenho dos servidores que se engajaram desde o início neste projeto do governo Polis e Flávio, planejando, organizando e buscando as melhores estratégias para viabilizar a mudança do modelo antigo de carnê de papel para o digital.

Capacidade para investir

Ele destaca que todo este trabalho de gestão fiscal mantém a capacidade de investimento da prefeitura, a exemplo do Investe + Erechim, que tem como meta atingir R$ 1 bilhão em investimentos envolvendo setor público e privado, e tem várias obras e ações em andamento.

“O município está concluindo o Distrito Davide Zorzi, que tem previsão de gerar mais 2 mil novos empregos; entregou a nova Escola Caras Pintadas; implantou o uniforme escolar; está pagando o piso nacional dos professores; tem aulas de robótica; proporciona alimentação saudável aos estudantes; está concluindo a UBS Escola do Bairro Progresso; construindo o Parque do Arvoredo e fazendo a requalificação do Parque Municipal Longines Malinowski, para citar alguns exemplos, e de como a gestão fiscal impacta na vida da comunidade”, afirma o secretário.

O titular da Fazenda ressalta que a prefeitura tem que dar o exemplo, e não pode ser diferente com relação às novas tecnologias e a correta aplicação dos recursos gerados pelos impostos, pagos pelo contribuinte.

Hoje, 52% dos serviços públicos de Erechim já podem ser abertos de forma on-line ou via aplicativo.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE