Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Cidade

Erechim: Comitiva da Missão Empresarial viaja a São José dos Campos

Grupo visitou o Parque Tecnológico da cidade

Assessoria Prefeitura de Erechim
por  Assessoria Prefeitura de Erechim
29/06/2023 14:21 – atualizado há 34 segundos
Continua depois da publicidadePublicidade

A comitiva erechinense chegou, na manhã de quinta-feira (29), a São José dos Campos e se dirigiu ao Parque Tecnológico da cidade. O grupo da Missão Empresarial é o maior que já passou pelo parque.

A primeira atividade foi a apresentação do local pela analista de Novos Negócios, Rafaela Camargo, que falou sobre os objetivos e atuação do parque. Seguido pela apresentação do diretor de Novos Negócios, Marcelo Nunes, e do secretário, Alberto Marques.

"É preciso ter um conselho de administração forte", ressaltou Nunes.

Atualmente, o Conselho de Administração tem 11 membros.

"Importante ensinar empreendedorismo nas escolas e isso faz a cidade ser inteligente. Tem que ter estrutura para promover inovação, para ouvir as pessoas criativas. Qualificação é o caminho das pedras para ir pra frente. Cidade inteligente tem que ser conectada. Tudo tem que desembocar em novos empregos", afirmou Marques.

PqTec

O parque Tecnológico São José dos Campos tem 2,7 bilhões de reais em investimentos, 330 empresas vinculadas, 145 empresas residentes, 11 institutos e laboratórios, 5500 universitários e 2200 postos de trabalho.

Eles falaram sobre o propósito do parque que é ser vetor do desenvolvimento econômico, social e urbano. Estabelecer ambiente colaborativo e pluri-institucional, como elemento de promoção de sinergia entre os elementos quádrupla hélice, Poder Público, sociedade civil, academia e setor empresarial.

- Indução sistemática da cultura do empreendedorismo, e da inovação, via interação com as instituições científicas e tecnológicas.

- Disseminação de conhecimento, suporte a capacitação e busca de novos mercados que resultem em incremento da competitividade empresarial.

- Antecipação às necessidades do mercado através da geração de soluções, projetos e produtos globalmente competitivos.

- Estímulo ao desenvolvimento das comunidades, a geração de riqueza, a criação de novos postos de trabalho qualificados e que são impulsionados pelas oportunidades geradas.

- Estabelecer ambiente sinérgico que estimule a articulação entre os agentes e o capital empreendedor, instituições governamentais, academia, sociedade civil (usuários), setor empresarial.

Aprendizados na bagagem

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Turismo, Emerson Schelski, disse que o grupo de Erechim, com 48 integrantes, foi muito bem recepcionado. 

"Conseguimos entender o funcionamento e a gestão do parque, e os avanços nos projetos dos mais variados segmentos", disse o secretário.

A presidente da CODER, Arlei Cavaletti, disse que as palestras da manhã o que mais chamou a atenção foram os investimentos em educação municipal.

"Estamos aprendendo muito nesta que é uma das melhores cidades para se viver no Brsail", disse ela.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE