Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Cidade

Equipe do IFRS Erechim conquista prêmio de eficiência energética em competição nacional

O projeto Carro Drop Team, que reúne professores e acadêmicos do Instituto, alcançou o 1º lugar na Shell Eco-marathon Brasil 2023

Vicente Giesel Hollas/AU Online
por  Vicente Giesel Hollas/AU Online
22/11/2023 11:12 – atualizado há 53 segundos
Continua depois da publicidadePublicidade

Atualmente coordenado pelo docente Airton Bortoluzzi, o projeto Carro Drop Team iniciou em 2016 e desde lá, acumula diversos prêmios em competições nacionais e, inclusive, em torneio internacional disputado no ano de 2019, no qual alcançou o 3º lugar contra participantes de todo o continente americano, em competição promovida nos Estados Unidos: a Shell Eco-marathon Americas 2019.

Neste ano, o projeto, que reúne professores e acadêmicos do Instituto Federal do Rio Grande do Sul – Campus Erechim, alcançou o 1º lugar na Shell Eco-marathon Brasil 2023, por meio do desenvolvimento de um protótipo veicular capaz de rodar 716 km por litro de combustível.

“O projeto Drop Team vai além do carro. Inicialmente fomos incentivados a projetar e construir um protótipo veicular ultra eficiente para competir com outras instituições de ensino, mas logo vimos que o protótipo é um desafio que envolve pessoas e, assim, vimos e focamos no desenvolvimento da equipe”, salienta Bortoluzzi.

Neste ano, após conquistar o primeiro lugar na competição nacional pela terceira vez, a equipe se classificou novamente para a etapa internacional, que será disputada em abril de 2024, em Indianápolis, também nos Estados Unidos.

“Hoje podemos dizer que o projeto trata do desenvolvimento contínuo de pessoas, capacitando-as nas mais diversas áreas, tanto profissionalmente quanto pessoalmente. Para tanto, a equipe está organizada como uma empresa, sendo que o protótipo veicular é consequência de todo o trabalho em equipe e desenvolvimento que essa alcança”, pontuou.

O coordenador ainda frisou que o objetivo da equipe é alcançar a marca de 1000 km por litro de combustível e que o grupo está no caminho para alcança-lo.

“Para tanto, a equipe trabalha há 3 anos no desenvolvimento de um monocoque em fibra de carbono, o qual está em fase final de projeto para ser construído. O objetivo é confeccionar e testar em tempo para a competição do próximo ano”, finalizou Bortoluzzi.

Confira a entrevista com o o coordenador e um dos pilotos do protótipo que competiu neste ano, Felipe Salini:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE