Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Divulgação
Educação

Enfermagem da URI promove capacitação de puerpério e puericultura para enfermeiros da Atenção Básica

A capacitação para os enfermeiros do município aconteceu nos dias 10 e 11 de agosto

Secom URI
por  Secom URI
17/08/2022 08:58 – atualizado há 1 ano
Continua depois da publicidadePublicidade

O Curso de Enfermagem da URI e a Secretaria Municipal de Saúde de Erechim realizaram, nos dias 10 e 11 de agosto, uma capacitação para os enfermeiros do município sobre puerpério e puericultura. A iniciativa foi pela passagem do ‘’Agosto Dourado’’, considerado o mês da amamentação e contou com a presença da Secretária da Saúde, Eclesan Palhano.

A capacitação foi ministrada pela professora enfermeira Cibele Sandri Manfredini com a participação dos acadêmicos do 8º semestre do Curso de Enfermagem da Universidade.

Durante o encontro foi feita a apresentação atualizada dos conceitos e práticas, com simulação realística, inclusive com um momento para discussão e análise das situações reais, com propostas de novas rotinas para a realização de consulta de enfermagem durante o pré-natal e de puericultura.

A principal proposta foi a de que os enfermeiros criem uma agenda para atendimento dessa população, qualificando o atendimento à gestante e à criança, cumprindo as prerrogativas dos programas da Atenção Básica que são primordiais para o trabalho do enfermeiro, as quais devem ser implementadas pelo município seguindo os critérios do Ministério da Saúde.

Segundo os acadêmicos, o trabalho realizado trouxe grande impacto na aprendizagem, pois proporcionou experiências reais das Unidades Básicas de Saúde (UBS), além de contribuir para o crescimento e desenvolvimento profissional. A professora Cibele relata que a atividade foi realizada através de metodologias baseada em projetos onde o aluno torna-se protagonista do seu próprio aprendizado e que a integração entre universidade e serviços de saúde é extremamente importante para o preparo dos futuros profissionais.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE