Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Agência Brasil
Política

Em ranking que mede percepção sobre corrupção, Brasil ocupa 104ª posição, de 180

País caiu dez posições desde o último levantamento do IPC, que avalia como especialistas e empresários percebem a integridade do setor público em diferentes nações

Redação/com informações do Jornal O Sul
por  Redação/com informações do Jornal O Sul
30/01/2024 11:10 – atualizado há 23 segundos
Continua depois da publicidadePublicidade

O Brasil experimentou uma queda de dez posições no Índice de Percepção da Corrupção (IPC) de 2023, conforme divulgado pela organização não governamental Transparência Internacional nesta terça-feira (30). O país alcançou 36 pontos, situando-se na 104ª posição em um ranking que abrange 180 nações.

O IPC avalia como especialistas e empresários percebem a integridade do setor público em diferentes países, utilizando uma escala de zero a 100, onde zero indica "altamente corrupto" e 100 representa "muito íntegro". O Brasil compartilhou a mesma pontuação com a Argélia, a Sérvia e a Ucrânia.

Na classificação das Américas, o Brasil ficou atrás de países como Uruguai (76 pontos), Chile (66 pontos), Cuba (42 pontos) e Argentina (37 pontos). A pontuação brasileira foi dois pontos menor em comparação com o ano anterior (2022) e ficou abaixo da média global, estabelecida em 43 pontos. Este é o segundo pior desempenho do Brasil desde o início do cálculo do índice, sendo que em 2018 e 2019 o país obteve apenas 35 pontos.

Dinamarca liderou o ranking com 90 pontos, enquanto a Somália recebeu a menor pontuação, totalizando 11 pontos.

Além da Dinamarca, as pontuações mais altas inclui países como Finlândia, Nova Zelândia, Noruega e Singapura, enquanto os países com as pontuações mais baixas incluem Iêmen, Venezuela, Síria, Sudão do Sul e Somália.

A Transparência Internacional apontou que o Brasil "fracassou na reconstrução do pilar político de controle da corrupção" em 2023, fazendo diversas recomendações. Entre elas, destaca-se a necessidade de implementar uma política nacional anticorrupção com ampla participação da sociedade civil. 

Outra orientação foi a garantia de máxima transparência nos programas de investimento público, como o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), além da preservação da Lei das Estatais e o fortalecimento dos mecanismos de governança dessas empresas para evitar que se tornem objeto de troca.

A Controladoria-Geral da União (CGU) respondeu às avaliações, destacando os esforços do governo na reconstrução dos conselhos de políticas públicas e no combate diário aos riscos de corrupção. A CGU ainda salientou o fortalecimento da integridade dos órgãos federais, a colaboração na implementação de programas de integridade pública e o aprimoramento de mecanismos para prevenir, detectar e sancionar a corrupção.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE