Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Ciência

Eclipse parcial da Lua poderá ser observado nesta madrugada

Aqui no Brasil, as cidades do centro-norte do país terão melhores condições de visibilidade.

Revista Galileu
por  Revista Galileu
18/11/2021 15:18 – atualizado há 2 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

O eclipse lunar parcial mais longo em 581 anos poderá ser observado no Brasil na madrugada desta sexta-feira (19), a partir das 4h18 da manhã, no horário de Brasília. A última vez que o fenômeno se estendeu por mais tempo foi no século 15 — no dia 18 de fevereiro do ano de 1440.

Foto: Brad Riza/Nasa

O acontecimento, também chamado de eclipse de microlua, ocorre quando quando apenas uma parte da Lua entra na sombra da Terra. No auge do fenômeno, 97% da face do satélite estará coberta pela parte interna escura da sombra terrestre, chamada umbra. A porção restante estará na parte mais clara da sombra, conhecida como penumbra. Assim, será possível notar uma aparência avermelhada na superfície lunar.

A duração do evento astronômico será de cerca de seis horas e dois minutos, contando desde quando a Lua entra na sombra penumbral da Terra até o momento em que ela sai. Para um eclipse lunar parcial, essa marca é excepcionalmente longa. E quando comparado com eclipses lunares totais, também é bem extensa: o eclipse total que ocorreu em 26 de maio, por exemplo, teve cerca de uma hora a menos.

Por que o eclipse irá durar tanto tempo?


De acordo com o site Earth Sky, o ponto máximo do eclipse, marcado para as 06h02 da manhã no horário de Brasília, ocorrerá cerca de 41 horas antes da Lua atingir o apogeu, isto é, o ponto mais distante da Terra.

Quanto mais longe o satélite fica, mais lentamente ele vaga por sua órbita. Consequentemente, demora mais tempo para passar pela sombra do nosso planeta e ocorrer o eclipse lunar. Para se ter uma ideia, o eclipse total de maio, por outro lado, aconteceu cerca de 9 horas após o perigeu, quando a Lua está em seu ponto mais próximo do nosso planeta.

Ainda assim, vale lembrar que o melhor momento para a observação do eclipse parcial no Brasil não será em seu ponto máximo, mas sim às 05h24 da manhã, quando ele alcançará sua maior magnitude enquanto a Lua estará acima do horizonte de Brasília. É recomendável ir até um ponto bem alto para facilitar a visualização.

Como observar


O eclipse parcial poderá ser observado totalmente na América do Norte e em alguns países da América do Sul. No nosso país, apenas a primeira metade do fenômeno poderá ser vista. Entre as cidades com melhores condições de visibilidade estão Manaus, Rio Branco, Porto Velho, Boa Vista e Cuiabá, segundo a Agência Brasil.

É preciso estar em lugar mais afastado da luminosidade da cidade e, dependendo das condições meteorológicas, a visibilidade pode ficar comprometida. Nesse caso, você pode recorrer a transmissões online ao vivo, como a realizada pelo The Virtual Telescope Project, ou pelo canal do Youtube do TimeAndDate. É importante não perder o espetáculo: a próxima vez que a Terra verá um eclipse lunar parcial tão longo quanto o deste mês será só em 8 de fevereiro de 2669.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE